Consultor da SCMS apresentou projetos para acadêmicos de Design
O consultor criativo, Jackson Araújo, apresentou na noite de ontem, 27, o projeto do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) aos acadêmicos de Design da Unoesc em Videira. Ele reuniu no Salão Nobre os acadêmicos e professores para palestra que objetivou instigar nos estudantes o interesse pela apresentação de projetos criativos com vistas à participação […]
Publicado em 31/03/2014
Por Unoesc
O consultor criativo, Jackson Araújo, apresentou na noite de ontem, 27, o projeto do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) aos acadêmicos de Design da Unoesc em Videira. Ele reuniu no Salão Nobre os acadêmicos e professores para palestra que objetivou instigar nos estudantes o interesse pela apresentação de projetos criativos com vistas à participação nas ações da SCMC que busca talentos na área do Design em todo o estado de Santa Catarina.
A intenção da visita, segundo Jackson Araújo, foi mostrar aos participantes do encontro, que existe espaço para seus talentos através da criação de produtos e serviços inovadores que atendam às necessidades do cotidiano de uma maneira prática e agradável.
O Santa Catarina Moda e Cultura nasceu em 2005 a partir da inquietação de um grupo de empresários da região do Vale do Itajaí que, analisando a realidade do mercado catarinense, entendeu que o Estado sempre foi reconhecido nacionalmente por sua qualidade produtiva e variedade de produção têxtil, contudo, precisava de uma transformação para que passasse a entregar produtos com inovação e design.
A grande questão consistia em ‘como dar início a esse processo de transformação?’ Interagir com as instituições de ensino para buscar, capacitar e formar novos profissionais no Estado tornou-se um forte objetivo do SCMC.
Nos primeiros anos do projeto, os alunos selecionados vinham para dentro das empresas associadas vivenciarem o cotidiano industrial, o que complementava a fundamentação teórica que obtinham em sala de aula. O objetivo era trazer para as empresas uma proposta de novos conceitos para uma coleção experimental que era desenvolvida com as matérias-primas de cada empresa e, ao final, era apresentada em desfiles num grande evento que encerrava o ciclo de uma edição.
Paralelo a isso, o projeto oferece às empresas associadas diversos produtos que vão de cursos de capacitação a encontros de debates, passando por palestras, workshops, visitas multissetoriais, entre outros.
Hoje o projeto tem em seu quadro de associados 21 empresas: Altenburg, Audaces, Brix Jeans, Cia Hering, Círculo, Dalila Têxtil, Daniela Tombini, Digra, Dudalina, Fakini, HI Etiquetas, Hoepcke Bordados, Karsten, Kyly, Lancaster, Marisol, Modus.org, Oceano, Printbag, Tecnoblu e Von der Volke. Todas são empresas catarinenses. Além disso, o SCMC conta com o apoio de alguns parceiros estratégicos.