Página inicial O que acontece Coordenador do PPGA da Unoesc participa de Fórum do Brics+ na China
Mestrado Doutorado Notícia Evento International

Coordenador do PPGA da Unoesc participa de Fórum do Brics+ na China

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Unoesc, professor Doutor Juliano Danilo Spuldaro, participou, nessa terça (10) e quarta-feira (11), em Xiamen, na China, do lançamento do relatório “Brics Strength in The Digital Economy”.

O documento foi produzido por meio de uma parceria internacional entre o PPGA da Unoesc, a China Academy of Information and Communications Technology (CAICT) da China, o Information Technology Institute (ITI) do Egito, o Ethiopian Artificial Intelligence Institute (EAII) da Etiópia e a University of Johannesburg da África do Sul. Por parte da Unoesc, o professor Doutor Juliano Danilo Spuldaro e a professora Doutora Simone Sehnem foram os pesquisadores envolvidos na produção do relatório.

O lançamento ocorreu no âmbito do “Brics Forum on Partnership on New Industrial Revolution”. A solenidade de abertura contou com a presença da ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que é a atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) do Brics, e do ministro da Indústria e Tecnologia da Informação da China, Jin Zhuanglong.

O tema do evento foi “Promovendo parcerias de alta qualidade e embarcando na jornada da nova Revolução Industrial”. A programação abrangeu sessões interativas, painéis e apresentações por parte de representantes de organizações internacionais da indústria, da academia e do governo em torno dos avanços e das perspectivas para a economia digital, para a inteligência artificial e outros avanços recentes. Representando a Unoesc, o professor Doutor Juliano Danilo Spuldaro participou de uma apresentação e de uma sessão de debate.

— Estamos vivendo um processo sem volta no que tange à digitalização das economias do mundo. A China, certamente, tem um papel de protagonismo nesse sentido, especialmente dentro do Brics. Acredito que um evento desses nos coloca próximos à fronteira do conhecimento, para podermos entender nosso papel na Revolução Industrial que está ocorrendo e também para que possamos dialogar sobre ele — avalia o coordenador do PPGA da Unoesc.

Saiba mais

O grupo denominado Brics foi constituído, inicialmente, por meio da parceria entre cinco das maiores economias emergentes do mundo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Entretanto, desde janeiro, a denominação Brics+ permitiu a inclusão do Egito, da Etiópia, do Irã, da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos.

Além de atuar em conjunto nos foros multilaterais, de modo a fortalecer as posições do grupo e a democratizar a governança internacional, o Brics+ procura firmar acordos entre os próprios países nas áreas de agricultura, ciência e tecnologia, cultura, governança e segurança da internet, previdência social, propriedade intelectual, saúde, turismo, entre outras.