Página inicial O que acontece Coordenadoria Geral de Relações Internacionais promove capacitação de Gestão da Internacionalização
International Graduação Joaçaba

Coordenadoria Geral de Relações Internacionais promove capacitação de Gestão da Internacionalização

No dia 19 de abril, os Coordenadores de Cursos e dos Programas da Unoesc participaram da capacitação sobre a Gestão da Internacionalização, conduzida pela Coordenadoria Geral de Relações Internacionais. Com o objetivo de sensibilizar os docentes quanto ao plano e política institucional de internacionalização e apresentar as estratégias pensadas para promoção dessas atividades, foi apresentado […]


No dia 19 de abril, os Coordenadores de Cursos e dos Programas da Unoesc participaram da capacitação sobre a Gestão da Internacionalização, conduzida pela Coordenadoria Geral de Relações Internacionais.

Com o objetivo de sensibilizar os docentes quanto ao plano e política institucional de internacionalização e apresentar as estratégias pensadas para promoção dessas atividades, foi apresentado o conceito de internacionalização acolhido pela Unoesc, os marcos regimentais que institucionalizam e embasam as atividades internacionais e algumas das ações para alcançar de nossas diretrizes estratégicas.

O treinamento compõe um dos momentos previstos no projeto de capacitação sobre internacionalização aos docentes junto ao NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico) que será desenvolvido ao longo do semestre e que responde ao eixo e diretriz institucional da Cultura da Internacionalização.

A Coordenadora Geral de Relações Internacionais, Kaline Zeni, reforça que O projeto de capacitação, realizado inicialmente no mês de abril com coordenadores de cursos e programas, foi desenvolvido pela CGRI em parceria com a Pró-Reitoria Acadêmica e NAP, objetivando uma sensibilização e atuação mais participativa dos coordenadores de graduação e de Pós em que consiste as ações de internacionalização. O papel do professor é de extrema relevância, pois é por meio do seu interesse em participar de processos de internacionalização que ele poderá contribuir para o crescimento e o aprendizado dos alunos nesse contexto, além de concretizar indicadores de diferenciação curricular e de índice de empregabilidade de seus diplomados

— Nos meses de maio e julho, teremos outras capacitações com foco na elaboração de estratégias em âmbito dos campi e compartilhamento de boas práticas já promovidas pelos professores e parceiros internacionais — destaca Kaline.

A Unoesc reconhece a importância de incorporar na cultura institucional à internacionalização como ferramenta intrínseca no processo de desenvolvimento do ensino, pesquisa, extensão e informação e, por essa razão, capacitações como estas serão empregadas com frequência para ampliar e desenvolver habilidades e competências internacionais de todos os atores envolvidos no processo, bem como para apresentar boas-práticas e melhorar a preparação de projetos e atividades de cooperação internacional, posicionando a Unoesc em alto grau de internacionalização. 

Para a Pró-reitora Acadêmica, professora Lindamir Gadler a internacionalização é uma ferramenta formativa no desenvolvimento integral e multicultural de alunos e docentes, e por resultar em qualidade acadêmica em todos os níveis do ensino, pesquisa e extensão, é certamente um princípio perseguido pela instituição. 

— É um orgulho afirmar que a Unoesc sempre esteve comprometida com a internacionalização da educação, e entende que para aprimorar sua atuação e inserir esse instrumento à cultura da organização, a capacitação de docentes e colaboradores é fundamental tal processo — finaliza a professora.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.