Crianças participam de brincadeiras e jogos educativos na brinquedoteca da Unoesc
Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Amália Daltoé Agostini conheceram, recentemente, a brinquedoteca da Unoesc. As 29 crianças se divertiram e aprenderam, por meio de brincadeiras de identificação (raspadinha do nome); bingo do nome; contação de histórias; brincadeiras de roda; cantigas e jogos educativos com […]
Publicado em 20/06/2018
Por Unoesc
Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Amália Daltoé Agostini conheceram, recentemente, a brinquedoteca da Unoesc. As 29 crianças se divertiram e aprenderam, por meio de brincadeiras de identificação (raspadinha do nome); bingo do nome; contação de histórias; brincadeiras de roda; cantigas e jogos educativos com foco na alfabetização. A brinquedoteca possui um rico acervo de jogos e brinquedos, inclusive em braile e em libras, que contemplam as diversas áreas do conhecimento.
A atividade faz parte do projeto de extensão do curso de Pedagogia, “Vivenciando o Processo de Alfabetização e Letramento na Brinquedoteca”, articulado ao projeto social “A Escola na Brinquedoteca”. As atividades terão sequência, durante o segundo semestre, envolvendo crianças da Educação Infantil.
— Os projetos têm o objetivo de desenvolver práticas pedagógicas lúdicas, no espaço da brinquedoteca, visando vivências significativas para a construção de saberes, especialmente no processo de alfabetização e letramento — destaca a coordenadora do curso, professora Giovana Maria di Domênico Silva.
Giovana destaca que, durante os jogos e as brincadeiras, as crianças adquirem diversas experiências; interagem com outras pessoas; organizam seu pensamento; tomam decisões; desenvolvem o pensamento abstrato e criam maneiras diversificadas de jogar, brincar e produzir conhecimentos.
— Nesse sentido, os jogos e as brincadeiras são instrumentos pedagógicos importantes e determinantes para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Assim é fundamental que o futuro professor possa agregar essa experiência ao seu processo formativo — salienta Giovana.
Para a acadêmica Jaqueline Moesch, os projetos contribuem de forma significativa para a formação acadêmica.
— Cada projeto tem sua especificidade e cada grupo trabalhado tem seu perfil. Assim posso ter a vivência com diferentes crianças e estar preparada para os desafios que irei encontrar, quando atuar como pedagoga — avalia a estudante.