Página inicial O que acontece Crime de lavagem de dinheiro foi tema de Seminário no campus de Videira
Graduação Seminário Videira

Crime de lavagem de dinheiro foi tema de Seminário no campus de Videira

O curso de Ciências Contábeis da Unoesc Videira realizou seminário nos dias 25 e 26 de setembro. Dois temas recorrentes e de muita relevância estiveram em pauta. A Convergência do Brasil às IRFS — sigla em Inglês que significa Normas Internacionais de Informação Financeira — ministrada pelo diretor executivo do CRC/SC, Cláudio da Silva Petronilho, foi o assunto de abertura na primeira noite. Na […]


O curso de Ciências Contábeis da Unoesc Videira realizou seminário nos dias 25 e 26 de setembro. Dois temas recorrentes e de muita relevância estiveram em pauta. A Convergência do Brasil às IRFS — sigla em Inglês que significa Normas Internacionais de Informação Financeira — ministrada pelo diretor executivo do CRC/SC, Cláudio da Silva Petronilho, foi o assunto de abertura na primeira noite. Na sexta-feira, o professor Paulo Rodolfo Ogliari trabalhou a Contabilidade e suas Perspectivas — relatos de uma trajetória profissional. 

Na palestra de abertura, o presidente da Federação dos Contadores do Estado de Santa Catarina (Fecontesc), o tangaraense Tadeu Oneda marcou presença. Ele destacou a importância do encontro para a formação do profissional contábil visto que o mercado, aliado às mudanças na legislação requer cada vez mais pessoas capacitadas e comprometidas.

— O contador possui papel vital dentro das organizações, quer sejam públicas ou privadas, e a Unoesc vem preparando essa importante mão de obra cada vez mais requisitada. É um campo que vem crescendo muito e existe muito espaço para os futuros profissionais — completou Oneda.

Temas

A palestra de abertura tratou sobre a lavagem de dinheiro, crime que se caracteriza por um conjunto de operações comerciais ou financeiras que buscam a incorporação na economia de cada país, de modo transitório ou permanente de recursos, bens e valores de origem ilícita.

Petronilho explica que a lei 12.683 de 2012, alterou a lei de 1998 e trouxe importantes avanços para a prevenção e combate à lavagem de dinheiro. Durante sua fala, o ministrante procurou orientar e alertar os futuros profissionais sobre a responsabilidade e a ética do contador para combater esse crime, que vem sendo considerado um dos grandes problemas na sociedade atualmente.

Na palestra de encerramento, Paulo Ogliari socializou com o público presente, formado por acadêmicos do curso, professores e profissionais da área, um pouco de sua trajetória na contabilidade como funcionário do Banco Brasil, Receita Federal e empresa BRF.

Para Ildo Fabris, Coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Videira, o seminário foi mais uma ferramenta usada para ampliar o conhecimento e aliar a teoria recebida em sala de aula à prática diária do contador. 

— Além disso, foi possível demonstrar que o profissional formado pela Unoesc tem espaço reservado no mercado de trabalho, haja vista que o palestrante Paulo Ogliari é egresso do nosso curso, formado em Videira e que hoje atua em todo o Brasil como palestrante e profissional do setor contábil. Com certeza nos deixa uma grande lição para continuarmos neste caminho preparando os novos contadores — concluiu.

O Seminário ainda contou com a presença do grupo Folklorístico do município de Arroio Trinta, que apresentou canções e danças do folclore italiano.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.