Crime de lavagem de dinheiro foi tema de Seminário no campus de Videira
O curso de Ciências Contábeis da Unoesc Videira realizou seminário nos dias 25 e 26 de setembro. Dois temas recorrentes e de muita relevância estiveram em pauta. A Convergência do Brasil às IRFS — sigla em Inglês que significa Normas Internacionais de Informação Financeira — ministrada pelo diretor executivo do CRC/SC, Cláudio da Silva Petronilho, foi o assunto de abertura na primeira noite. Na […]
Publicado em 30/09/2014
Por Unoesc
O curso de Ciências Contábeis da Unoesc Videira realizou seminário nos dias 25 e 26 de setembro. Dois temas recorrentes e de muita relevância estiveram em pauta. A Convergência do Brasil às IRFS — sigla em Inglês que significa Normas Internacionais de Informação Financeira — ministrada pelo diretor executivo do CRC/SC, Cláudio da Silva Petronilho, foi o assunto de abertura na primeira noite. Na sexta-feira, o professor Paulo Rodolfo Ogliari trabalhou a Contabilidade e suas Perspectivas — relatos de uma trajetória profissional.
Na palestra de abertura, o presidente da Federação dos Contadores do Estado de Santa Catarina (Fecontesc), o tangaraense Tadeu Oneda marcou presença. Ele destacou a importância do encontro para a formação do profissional contábil visto que o mercado, aliado às mudanças na legislação requer cada vez mais pessoas capacitadas e comprometidas.
— O contador possui papel vital dentro das organizações, quer sejam públicas ou privadas, e a Unoesc vem preparando essa importante mão de obra cada vez mais requisitada. É um campo que vem crescendo muito e existe muito espaço para os futuros profissionais — completou Oneda.
Temas
A palestra de abertura tratou sobre a lavagem de dinheiro, crime que se caracteriza por um conjunto de operações comerciais ou financeiras que buscam a incorporação na economia de cada país, de modo transitório ou permanente de recursos, bens e valores de origem ilícita.
Petronilho explica que a lei 12.683 de 2012, alterou a lei de 1998 e trouxe importantes avanços para a prevenção e combate à lavagem de dinheiro. Durante sua fala, o ministrante procurou orientar e alertar os futuros profissionais sobre a responsabilidade e a ética do contador para combater esse crime, que vem sendo considerado um dos grandes problemas na sociedade atualmente.
Na palestra de encerramento, Paulo Ogliari socializou com o público presente, formado por acadêmicos do curso, professores e profissionais da área, um pouco de sua trajetória na contabilidade como funcionário do Banco Brasil, Receita Federal e empresa BRF.
Para Ildo Fabris, Coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Videira, o seminário foi mais uma ferramenta usada para ampliar o conhecimento e aliar a teoria recebida em sala de aula à prática diária do contador.
— Além disso, foi possível demonstrar que o profissional formado pela Unoesc tem espaço reservado no mercado de trabalho, haja vista que o palestrante Paulo Ogliari é egresso do nosso curso, formado em Videira e que hoje atua em todo o Brasil como palestrante e profissional do setor contábil. Com certeza nos deixa uma grande lição para continuarmos neste caminho preparando os novos contadores — concluiu.
O Seminário ainda contou com a presença do grupo Folklorístico do município de Arroio Trinta, que apresentou canções e danças do folclore italiano.