Página inicial O que acontece Cross Country da Unoesc reúne mais de 130 participantes
Evento Esporte Saúde Notícia São Miguel do Oeste

Cross Country da Unoesc reúne mais de 130 participantes

Os estudantes da 3ª fase do Curso de Educação Física da Unoesc São Miguel do Oeste, contemplados com bolsas do programa Universidade Gratuita, promoveram a quarta edição do Cross Country (corrida corta-mato) como parte das Atividades Práticas de Ensino e Extensão (APEX) dos componentes curriculares de Atletismo, Esportes Coletivos II e Desenvolvimento e Avaliação Motora. Sob a supervisão dos professores Marizete Arenhart Zuppa, Elis Regina Frigeri e Daniel Nunes, os estudantes organizaram o evento no município de Anchieta, na sede Ar Livre Ecoturismo.

A turma foi organizada em grupos, para compor as diferentes comissões para realização do evento: central; marketing; inscrição e premiação; marcação da prova; cronometragem; apoio e alimentação. A prova foi realizada no dia 9 de junho, e contou com mais de 130 inscritos, entre estudantes e a comunidade regional. Os participantes foram recepcionados com um café da manhã.

A corrida iniciou às 9h, com um percurso de 3.400 metros, disputada nos naipes masculino e feminino. O trajeto incluiu uma topografia variada, com diferentes obstáculos como: estradas pavimentadas, relva, lama e mata, e os atletas puderam admirar a fauna e flora preservadas do local.

Os atletas que conquistaram os primeiros três lugares receberam medalhas, e os vencedores do 1º lugar foram agraciados com um troféu e uma Coroa de Ramos de Oliveira, símbolo de glória esportiva. Após a corrida, houve um almoço de confraternização.

O estudante, Igor Alcides Cossul destacou a relevância do evento para a formação prática dos estudantes.

— Foi uma experiência única. Encontramos desafios, mas com empenho conseguimos tornar o evento um sucesso, o que nos credencia para a promoção de mais eventos, durante e após a graduação, como profissionais aptos ao mercado de trabalho — salienta Cossul.

A participante, Ejoice Arconti Klein, elogiou a organização e a proposta do evento.

— Tudo foi muito bem organizado: recepção calorosa, café da manhã saudável e orientações claras sobre o trajeto. O ambiente escolhido não poderia ser melhor, e a trilha foi muito bem construída com desafios importantes. Não foi apenas uma competição, mas uma excelente iniciativa em prol da qualidade de vida, motivando escolhas saudáveis de lazer. Foi uma oportunidade de novas interações sociais e novas amizades. Meu filho, de 14 anos, vivenciou a experiência de maneira muita positiva. E, com toda certeza, em uma próxima oportunidade, estaremos presentes. Elogiável todo o processo — enfatiza Ejoice.

A professora, Marizete Arenhart Zuppa, ressaltou a importância da atividade para a formação dos estudantes.

— Essa atividade contribuiu para a vivência e formação dos futuros profissionais de Educação Física, capazes de desenvolver atividades desportivas, culturais e de lazer, engajados na transformação social e na formação integral do ser humano — finaliza Marizete.

O evento contou com o apoio da Techy Internet e da sede Ar Livre Ecoturismo.