Página inicial O que acontece Curso de Administração da Unoesc São Miguel mapeia matriz econômica de Iporã do Oeste
Notícia São Miguel do Oeste

Com o objetivo de subsidiar o planejamento estratégico local, o Curso de Administração da Unoesc São Miguel do Oeste realizou um diagnóstico econômico detalhado do município de Iporã do Oeste. A análise mapeou as potencialidades naturais, como áreas de terra, fontes de água, mata ciliar e permanente, além de um diagnóstico da população, focando em idade, escolaridade e retenção de talentos. A pesquisa também destacou as atividades produtivas mais relevantes para o desenvolvimento econômico do município.

Para identificar as oportunidades de aprimoramento das políticas públicas, o projeto envolveu conversas com lideranças comunitárias, explorando percepções sobre as diretrizes, programas e resultados locais. Com base nesses dados, foi construída uma matriz econômica que traça caminhos estratégicos para o município por meio da análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Para o Coordenador do Curso de Administração, professor Fábio Renner Mingori, esse projeto mostrou como o planejamento é essencial para a gestão municipal.

— Desenvolver a matriz econômica de Iporã do Oeste foi extremamente gratificante. Começamos com dados secundários para gerar um perfil do município, o que nos permitiu avançar de forma mais assertiva na etapa seguinte, com a participação das lideranças municipais em discussões abertas. A metodologia de participação livre deixou todos à vontade para abordar temas sensíveis, resultando em uma riqueza de dados que podem ser utilizados para análises futuras — afirma Mingori.

A coordenadora do projeto, professora Simone Sehnem, enfatizou a importância da Universidade na comunidade.

— O diagnóstico conecta a Unoesc com a comunidade ao identificar problemas reais e propor soluções baseadas em dados oficiais de fontes como IBGE, Censo Agropecuário, Atlas Brasil, MEC, INEP, Datapedia e TCE. Essas ações são fundamentais para a estruturação de políticas públicas locais sustentadas por um histórico sólido de dados — comenta Simone.

Para a Diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, professora Eliandra Mirlei Rossi, o projeto evidencia o papel da Unoesc no desenvolvimento econômico regional.

— A consultoria da Universidade em projetos de matriz econômica é crucial, pois oferecemos uma análise técnica e imparcial, baseada em evidências científicas. Isso fortalece a relação entre a Unoesc e a comunidade, promovendo a transferência de conhecimento e tecnologia. Identificamos nichos de mercado, avaliamos recursos naturais e humanos e propomos políticas públicas que se alinham às tendências globais e regionais — conclui Eliandra.

O estudo recomenda que Iporã do Oeste adote um plano estratégico com metas claras e mensuráveis, capacite seus servidores públicos e estabeleça parcerias com entidades privadas e governamentais, promovendo a transparência e incentivando a participação comunitária.