Curso de Agronomia da Unoesc publica o 1º E-book do Brasil sobre Açafrão-da-Terra
Os cursos de Agronomia da Unoesc São José do Cedro e Maravilha publicaram, recentemente, o 1º e-book do Brasil sobre o açafrão-da-terra. Publicado pela Editora Unoesc, o e-book tem como organizadores os professores André Sordi, Claudia Klein e a diplomada do curso, a engenheira agrônoma Kelly Fioreze. A obra traz resultados de pesquisas e experiências […]
Publicado em 06/07/2021
Por Unoesc
Os cursos de Agronomia da Unoesc São José do Cedro e Maravilha publicaram, recentemente, o 1º e-book do Brasil sobre o açafrão-da-terra. Publicado pela Editora Unoesc, o e-book tem como organizadores os professores André Sordi, Claudia Klein e a diplomada do curso, a engenheira agrônoma Kelly Fioreze. A obra traz resultados de pesquisas e experiências do cultivo do açafrão-da-terra, realizado nas áreas experimentais dos cursos, além de outros projetos de pesquisas e trabalhos.
Segundo o coordenador de Agronomia da Unoesc Maravilha, doutor Alceu Cericato, o e-book é motivo de orgulho para o curso, já que é o primeiro a ser publicado no Brasil sobre o tema.
— Com a publicação do livro, esperamos que as experiências sejam compartilhadas com mais pessoas e que a obra sirva de base para outros estudos sobre essa importante cultura que, cada vez mais, chama a atenção da população por suas propriedades fitoterápicas e condimentares — destaca o coordenador.
A coordenadora do curso de Agronomia da Unoesc São José do Cedro, doutora Claudia Klein, destaca a importância da publicação.
— Os resultados científicos, apresentados no livro, são fruto de pesquisas desenvolvidas por acadêmicos, muitas delas com bolsas de estudos. Por meio da obra, conseguimos gerar conhecimento para o desenvolvimento regional — avalia a coordenadora.
SOBRE O ESTUDO E A CULTURA DO AÇAFRÃO
Segundo o professor André Sordi, as pesquisas apontaram que o cultivo é fácil e não exige grandes investimentos em insumos, como adubos e pesticidas. Além disso, não foram identificadas incidências de pragas e doenças, que possam comprometer a produtividade.
— Os estudos mostraram ainda que a nossa região pode produzir mais de 70 toneladas por hectare, o que nos deixa empolgado na difusão do cultivo com práticas adequadas — destaca o professor.
A região apresenta clima e condições favoráveis para a cultura, que se adapta bem à primavera, ao verão e ao outono. O professor André explica que, a presença de geadas, durante o inverno, mata a cultura. Entretanto, isso não é um problema, uma vez que, nesta fase, o açafrão já está em ponto de colheita.
Um dos capítulos do livro também traz o resultado de uma pesquisa sobre o interesse de compra. Os entrevistados mostraram grande interesse em comprar o açafrão.
— A divulgação do consumo cresceu muito, nos últimos anos, devido às suas inúmeras propriedades nutricionais e medicinais. O consumo moderado faz bem para a saúde. No final do livro, há opções de receitas para o leitor — salienta o professor.
O leitor também encontra no e-book a pesquisa que avaliou as atividades antioxidantes da cultura. Esse estudo foi realizado, em parceria com o curso de Farmácia, sob a orientação do professor Alexandre Tiburski Neto. As ilustrações do livro foram feitas pelo professor de Design, Eduardo Cipriani Schwengber.