Página inicial O que acontece Curso de Agronomia da Unoesc tem pesquisa publicada em revista internacional
Graduação Pesquisa São José do Cedro Maravilha

Curso de Agronomia da Unoesc tem pesquisa publicada em revista internacional

A pesquisa “Monitoramento da adubação nitrogenada de cobertura em lavouras de trigo por aeronave remotamente pilotada (RPA)” foi publicada, recentemente, na revista “International Journal of Advanced Engineering Research and Science” (Revista Internacional de Pesquisa Avançada de Engenharia e Ciência) de Jaipur, capital do Estado do Rajastão, localizado na Índia. Essa é a primeira publicação internacional […]


A pesquisa “Monitoramento da adubação nitrogenada de cobertura em lavouras de trigo por aeronave remotamente pilotada (RPA)” foi publicada, recentemente, na revista “International Journal of Advanced Engineering Research and Science” (Revista Internacional de Pesquisa Avançada de Engenharia e Ciência) de Jaipur, capital do Estado do Rajastão, localizado na Índia. Essa é a primeira publicação internacional do curso de Agronomia da Unoesc Maravilha.

O estudo é de autoria dos professores dos cursos de Agronomia da Unoesc Maravilha e São José do Cedro, Cristiano Reschke Lajús, Claudia Klein, Alceu Cericato, André Sordi e Nédio Luis Verdi. A pesquisa também contou com a participação do acadêmico de Maravilha, Fábio Prante Bolfe, e do acadêmico de São José do Cedro, Edivan Santin.

O monitoramento foi realizado em duas lavouras de trigo, localizadas na linha Araçá, interior do município de Maravilha. Segundo o professor, doutor Cristiano Reschke Lajús, com o estudo, concluiu-se que o manejo georreferenciado com RPA é mais eficaz em relação ao manejo convencional, considerando algumas tecnologias que permitem aplicar a quantidade necessária de nitrogênio, evitando desperdícios e, consequentemente, obtendo mais eficiência das plantas na absorção desse nutriente ao longo do ciclo. Cristiano acrescenta que o manejo com RPA obteve maior lucratividade comparado ao manejo convencional, uma vez que a despesa foi menor com adubação nitrogenada.

— A importância desse estudo está no fomento de uma ferramenta de gestão agrícola que envolve o monitoramento da adubação nitrogenada em cobertura na cultural do trigo, otimizando a utilização de fertilizantes, mantendo ou melhorando o rendimento das culturas. Além disso, diminui o impacto ambiental causado pelo inadequado manejo adotado nas respectivas áreas com base no conceito da Sustentabilidade dos Sistemas de Produção — destaca o professor, doutor Cristiano Lajús.

Diferencial para o currículo

Segundo o coordenador do curso de Agronomia da Unoesc Maravilha, doutor Alceu Cericato, a produção e publicação de artigos científicos é um diferencial para o curso, bem como para os professores e acadêmicos participantes.

— Ter um artigo aceito em uma publicação internacional é muito gratificante para quem trilha o caminho do ensino e da pesquisa. Serve de incentivo e demonstra que, mesmo distante de grandes centros de pesquisa, é possível realizar estudos que ultrapassam fronteiras — ressalta Cericato.

O acadêmico Fábio Prante Bolfe salienta que a publicação internacional é um diferencial em seu currículo e um reconhecimento pelo trabalho árduo que foi realizado.

— Fizemos as coletas de dados, desde a semeadura até a colheita, comprovando que a tecnologia contribui, cada vez mais, com a agricultura — avalia o estudante.

Para o acadêmico Edivan Santin, a publicação é importante para ingressar em um mestrado e no mercado de trabalho.

— Os acadêmicos que desenvolvem pesquisas têm mais possibilidades no mercado de trabalho, uma vez que uma das etapas eliminatórias adotadas pelas empresas é a iniciação científica — conclui.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.