Curso de Agronomia implanta horta socioeducativa no Casep
O curso de Agronomia da Unoesc implantou uma horta socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) de São José do Cedro. A atividade foi desenvolvida durante o componente curricular de Olericultura. Segundo a professora, doutora Tânia Müller, ações como essa aproximam a Universidade da comunidade. — A instalação da horta foi feita para o […]
Publicado em 13/11/2018
Por Unoesc
O curso de Agronomia da Unoesc implantou uma horta socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) de São José do Cedro. A atividade foi desenvolvida durante o componente curricular de Olericultura. Segundo a professora, doutora Tânia Müller, ações como essa aproximam a Universidade da comunidade.
— A instalação da horta foi feita para o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem, que valoriza uma educação voltada para o cuidado com o meio ambiente e a saúde — observa a professora.
Durante a aula prática, foram erguidos canteiros, realizada a adubação e o revolvimento do solo; feito o controle manual de plantas daninhas e transplantadas mudas de hortaliças, chás e condimentos. Além disso, foi realizado um sistema de floating para produção de mudas de flores e realizados tratos culturais das hortaliças que já estavam implantadas. Grande parte das mudas de hortaliças foi produzida pelos acadêmicos durante as aulas.
Segundo a assistente social do Casep, Raquel Dal’Alba, a produção será utilizada para consumo da própria unidade socioeducativa, será distribuída para as famílias dos socioeducandos e o excedente será comercializado para compra de novas sementes e mudas.
— Os adolescentes do Casep se integraram com os acadêmicos e tiveram participação efetiva na revitalização da horta. A atividade proporcionou aos adolescentes momentos de aprendizagem de como cultivar as plantas, diferenciá-las por espécie e uma orientação em relação à alimentação saudável — avalia a assistente social.
A acadêmica Agatha Bertolini conta que a implantação da horta aliou a teoria com a prática.
— Além disso, agregou o lado social de nossa formação. A atividade foi uma forma de mostrar que valores como a empatia ainda existem — conclui a futura agrônoma.