Página inicial O que acontece Curso de Arquitetura e Urbanismo desenvolve projeto de adequação acústica para Polícia Civil
Graduação Inserção Social São Miguel do Oeste

Curso de Arquitetura e Urbanismo desenvolve projeto de adequação acústica para Polícia Civil

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc São Miguel do Oeste desenvolveu um projeto de intervenções arquitetônicas e acústicas, necessárias à redução de ruídos e reverbação dos cartórios de oitivas das salas da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) e da Delegacia de Polícia da Comarca de São Miguel do […]


O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc São Miguel do Oeste desenvolveu um projeto de intervenções arquitetônicas e acústicas, necessárias à redução de ruídos e reverbação dos cartórios de oitivas das salas da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) e da Delegacia de Polícia da Comarca de São Miguel do Oeste (DPCO). Segundo a coordenadora do curso, professora Leandra Daiprai, na DPCAMI, foram propostas soluções, que não comprometeram a neutralidade da sala, considerando o público atendido. Na DPCO, foi indicada a colocação da espuma acústica.

A delegada da DPCAMI, Lisiane Junges, detalha que o  objetivo é estruturar o espaço, onde são realizadas as oitivas de crianças, adolescentes e adultos. Ela explica que o ambiente foi criado e adaptado para a realização de oitivas gravadas, em áudio e vídeo, presenciais e por videoconferências.

— Os arquivos produzidos constituem provas que, ao fim, são juntadas em investigações policiais e em processos judiciais, o que evidencia a importância de um áudio de boa qualidade. Além disso, muitas dessas oitivas são irrepetíveis por força de lei, o que reforça a importância de adequar o ambiente para que a captação de imagem e som seja a mais eficiente possível — reforça a delegada.

Para o delegado Eric Rosada, a adequação acústica permite uma captação mais clara das oitivas.

— Ela proporciona um melhor entendimento das informações transmitidas por testemunhas, vítimas e investigados e, consequentemente, uma maior eficácia, transparência e presteza nas investigações criminais — avalia o delegado.

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Leandra Daiprai, destaca a importância de desenvolver projetos como esse.

— Levar a Universidade para além de suas estruturas é algo que traduz a importância de se fazer educação universitária. É importante que haja essa integração entre as instituições e que o curso possa contribuir com serviços prestados à sociedade, por meio do ensino, pesquisa e extensão — conclui a professora Leandra Daiprai.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.