Curso de Ciências Contábeis realiza a 4ª Edição do Prêmio Caduceu de Ouro
Publicado em 26/11/2024
Por Imprensa Unoesc
Na sexta-feira (22), o curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba realizou a “4ª Edição do Prêmio Caduceu de Ouro”. O evento ocorreu de maneira presencial, no Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe (Inovale), e contou com a presença de professores, estudantes, diplomados e da diretora de Ensino da Unoesc Joaçaba, Elisabeth Hafner Facin.
A premiação foi dividida em três categorias: “Estágio Contábil”, “Artigo Científico” e “Exame de Suficiência”. Para concorrer era necessário estar regularmente matriculado na disciplina de Estágio Contábil 1 e 2; ou na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso 1 e 2; ou ter realizado uma das edições (2024.1 e/ou 2024.2) do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Na categoria “Estágio Contábil”, o trabalho deveria conter resultados de estruturação, operacionalização, contabilização e apresentação de resultados econômicos, financeiros e gerenciais na simulação de empresa de acordo com diversos ramos e segmentos empresariais. O julgamento foi feito de acordo com a média semestral da disciplina.
Na categoria “Artigo Científico”, o trabalho deveria apresentar resultados sucintos de uma pesquisa científica enquadrado nas seguintes áreas temáticas: Atuárias; Auditoria e Perícia; Contabilidade Financeira; Controladoria e Contabilidade Gerencial; Contabilidade Governamental e Terceiro Setor; Educação e Pesquisa em Contabilidade; Tributos; Tópicos Especiais em Contabilidade; Empreendedorismo e Inovação. Cada trabalho foi avaliado por dois professores ou doutorandos, sendo eles: Graciele Tonial, Lucas Antonio Vargas e Ana Paula Granella, do Programa de Mestrado e Doutorado da Unoesc Chapecó.
Para assegurar a integridade da avaliação, cada trabalho recebeu um número e não foram reveladas as identidades dos autores. A classificação final de cada trabalho se deu pela média de notas das avaliações.
Na categoria “Exame de Suficiência”, a coordenação do curso realiza um levantamento no Edital de Publicação a fim de identificar os estudantes que realizaram a inscrição na primeira e segunda edição do Exame.
Na sequência, é consultado o resultado final dos aprovados no site da FGV – Fundação Getúlio Vargas, atual banca do exame de suficiência. O estudante aprovado deve entregar uma cópia da consulta individual da prova objetiva para conferência da quantidade de acertos, sendo que o com maior número de acertos será considerado o vencedor. Havendo empate, como critério de desempate é considerado vencedor o estudante que tiver maior número de acertos na área de conhecimento com maior quantidade de questões.
— Ficamos muito felizes pelos resultados apresentados por nossos estudantes e parabenizamos pela premiação. Buscamos estimular o desenvolvimento da produção científica por meio de artigos científicos; promover o aprimoramento da técnica contábil por meio do estágio contábil; além de incentivar a participação dos acadêmicos na realização e aprovação do Exame de Suficiência — afirmou o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor André Carlos Einsweiller.
Confira os vencedores de cada categoria:
Estágio Contábil:
1º lugar, com a média 9,70: Maicon Renan Brandt e Juliana Karina Schneider, com o trabalho: “Nutrivida Conervas Ltda”.
2º lugar, com a média 9,65: Bárbara Cristina da Costa Peixoto, com o trabalho: “DB Embalagens Ltda”.
3º lugar, com a média 9,52: Vinícius Chinato da Rosa e Leandro Borges Vidi, com o trabalho: “Vidinato’s Confiture Ltda”.
Artigo Científico:
1º lugar, com a média 9,49: Grigor Kilquer Barreto de Campos, com o trabalho: “Efeito da convergência nas normas internacionais de contabilidade (IFRS) na divulgação de práticas de responsabilidade social corporativa nas empresas da B3”.
2º lugar, com a média 9,34: Ana Regina Baches Vivan e Juliana Karina Schneider, com o trabalho: “Influência da habilidade gerencial na responsabilidade social corporativa em empresas listadas na B3”.
3º lugar, com a média 9,29: Gabriela Parise Zart e Danielli Lilian Saretta, com o trabalho: “Mulheres no Conselho de Administração afetam a agressividade tributária? Uma análise em empresas listadas na B3”.
Exame de Suficiência:
1º lugar, com 34 acertos: Bárbara Cristina da Costa Peixoto.
Saiba mais sobre o Exame de Suficiência
O momento foi de parabenizar os estudantes que realizaram a “1ª Edição do Exame de Suficiência do CFC”, de 2024. Na primeira deste ano, foram sete acadêmicos da Unoesc Joaçaba, turma 2024/2, inscritos na prova, sendo que todos foram aprovados, o que equivale a 100% de aprovação. Além disso, da Unoesc Joaçaba foram aprovados quatro diplomados do curso, o que equivale a 26,67% dos que se inscreveram na prova. No total, a Unoesc Joaçaba aprovou 11 estudantes e egressos, o que equivale a 47,62% de aprovação. Acima da média nacional que foi de 47,30%.
A segunda edição do exame de suficiência foi realizada no dia 24/11/2024, tendo 15 estudantes da turma 2024/2 inscritos e 14 diplomados.