Curso de Design da Unoesc tem nota máxima na avaliação do MEC
Publicado em 13/07/2023
Por Imprensa São Miguel d'Oeste
O Sistema Nacional de Avaliação do Ministério da Educação (MEC) realizou neste mês de julho, o processo de reconhecimento do Curso de Design da Unoesc Pinhalzinho, que foi avaliado com a nota máxima, que é 5. Esse procedimento tem como objetivo acompanhar e verificar a qualidade da oferta de Cursos em todo o Brasil.
A avaliação foi feita por dois avaliadores designados pelo Mec, que, além da infraestrutura, avaliaram a parte pedagógica, que inclui corpo docente, titulação, formação, Projeto Pedagógico do Curso, áreas de atuação, empregabilidade do egresso, entre outros itens.
O Curso de Design da Unoesc Pinhalzinho é o melhor de Santa Catarina e o segundo melhor do Brasil, conforme o resultado do último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e agora teve conceito máximo no MEC. De acordo com a Coordenadora do Curso, professora Lidiane Camiloti, essas notas são resultados de um intenso trabalho da coordenação, em parceria com os docentes, discentes e gestores da Universidade.
— Somos uma grande equipe e nosso propósito é transformar nosso Curso de Design em um dos melhores do País, e agora ele faz parte desse ranking nacional, por isso estamos muito felizes — destaca Lidiane.
Para o Diretor de Ensino da Unoesc São Miguel do Oeste, Eduardo Ottobelli Chielle, o resultado representa a qualidade da educação superior que a Unoesc disponibiliza aos seus estudantes.
— Somos uma Universidade séria e comprometida com a Educação Superior e com o desenvolvimento do Oeste de Santa Catarina. Os resultados que temos obtido em todos os processos avaliatórios têm demonstrado que a Unoesc disponibiliza aos seus estudantes, estrutura, corpo docente, pesquisa e extensão de qualidade, aliado à inovação, ética e respeito à comunidade regional — acrescenta Chielle.
SOBRE O CURSO DESIGN
O Curso de Design está em vigor no Campus de Pinhalzinho desde 2011. Nesse período já formou sete turmas e colocou no mercado de trabalho 131 designers, contribuindo, de forma significativa, com o desenvolvimento de toda a região e também no Estado de Santa Catarina.
Os componentes curriculares de Projetos, realizados da segunda a sexta fase do Curso, são diferenciais inovadores no processo formativo dos profissionais, tornando-os aptos a atuar nas demandas regionais nas áreas de design gráfico, moda, interiores e produto, sempre valorizando as características locais e regionais, fomentadas por oportunidades de negócio e inovação. Após a formação, os estudantes podem atuar como profissionais liberais, autônomos e/ou empresários.
— Vale destacar que o Curso prima por uma formação generalista, que utiliza os conceitos empreendedores para estimular o surgimento de novas oportunidades de negócios e inovação, promovendo o desenvolvimento econômico, ambiental, social e cultural nas suas regiões de abrangência — enfatiza a professora.
A Coordenadora ressalta que, nesses 12 anos de implantação do Curso de Design na Unoesc, as transformações são evidentes.
— Percebemos as transformações e o quanto foi possível aprender, contribuir e compartilhar. Os futuros caminhos do design necessitam de estruturação constante, com projetos sólidos, exequíveis, dinâmicos e que contribuam para a formação de profissionais comprometidos e atuantes, capazes de melhorar a sociedade, de forma que a missão da Universidade seja materializada constantemente — finaliza Lidiane.