Página inicial O que acontece Curso de Direito da Unoesc Joaçaba celebra a conquista do Selo OAB Recomenda
Graduação Notícia Joaçaba

Curso de Direito da Unoesc Joaçaba celebra a conquista do Selo OAB Recomenda

A Unoesc Joaçaba realizou, na noite de segunda-feira (5), no Auditório Afonso Dresch, uma cerimônia para celebrar a conquista do “Selo de Qualidade OAB Recomenda”. A premiação foi concedida, no mês de junho, em Brasília (DF), pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em reconhecimento aos cursos de Direito de todo o país que, ao longo dos últimos três anos, destacaram-se por meio dos índices de aprovação no Exame de Ordem.

O evento de comemoração contou com a presença do reitor, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco; da pró-reitora de Ensino, professora Jaciney Aparecida Danielli; do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, professor Kurt Schneider; da diretora de Ensino, professora Elisabeth Hafner Facin; da coordenadora do curso de Direito, professora Magda Cristiane Detsch da Silva; do representante do Colegiado do curso de Direito, professor Cristhian de Marco; entre outros dirigentes, professores, estudantes e diplomados que foram aprovados nos Exames de Ordem usados no cálculo para atribuição do reconhecimento. Também participaram a presidente da OAB Subseção de Joaçaba, Doutora Janaína Barea Corbari, o procurador do município de Joaçaba, Doutor Maikel Patrzykot, e convidados.

— Um momento especial para a Unoesc e para o curso de Direito do campus de Joaçaba, que pela segunda vez recebe o Selo OAB Recomenda. Essa referência demonstra o compromisso da Universidade e a eficácia no que tange à transformação na vida das pessoas e a contribuição para o desenvolvimento regional — enalteceu o reitor, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, parabenizando os coordenadores, professores, estudantes e diplomados.

Durante a cerimônia, o reitor e a presidente da OAB Subseção de Joaçaba entregaram o “Selo OAB Recomenda” à coordenadora do curso de Direito. O ato teve sequência com discursos de reconhecimento e agradecimento aos que colaboraram para a premiação, que reflete o comprometimento da Instituição para o ensino jurídico de qualidade.

— Estamos muito felizes com essa conquista, que demonstra o trabalho de excelência que vem sendo feito pelo curso, preparando os nossos estudantes para o mercado de trabalho, para que possam atuar com ética, responsabilidade e foco no compromisso social. Isso é gratificante — destacou a coordenadora do curso de Direito da Unoesc Joaçaba, professora Magda Cristiane Detsch da Silva.

A presidente da OAB Subseção de Joaçaba parabenizou a Unoesc por contribuir para a elevação do ensino jurídico no Brasil. A Universidade forma profissionais com consciência ética, crítica e domínio jurídico para a resolução de conflitos, habilitados para desempenhar atividades em diversas áreas, conscientes da importância de suas ações frente aos processos de transformação do estado, da Ciência Jurídica e da coletividade.

— O Selo OAB Recomenda é um prêmio importante e merecido, que evidencia o compromisso contínuo da Instituição e o esforço dos dirigentes, dos professores e dos estudantes do curso — enfatizou a Doutora Janaína Barea Corbari.

Saiba mais

O “Selo de Qualidade OAB Recomenda” foi instituído em 1999 e integra as ferramentas utilizadas pelo Conselho Pleno da entidade para proteger a qualidade do ensino jurídico no Brasil. Atualmente, existem mais de 1,9 mil cursos de Direito no país, sendo que apenas 10% deles são reconhecidos e recomendados pela Ordem.

Com o tema “O fortalecimento da advocacia brasileira a partir do ensino jurídico de excelência”, em 2024, na oitava edição do prêmio, foram contemplados 198 cursos de Direito. Além da Unoesc Joaçaba, foram agraciadas outras sete Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina.

Presente nos campi de Chapecó, Joaçaba, Pinhalzinho, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê, o curso de Direito da Unoesc conta com 2,5 mil estudantes. O campus de Videira recebeu o “Selo OAB Recomenda” na gestão de 1998 a 2000. Os campi de Joaçaba e São Miguel do Oeste foram reconhecidos na gestão de 2004 a 2007 e o campus de Xanxerê, na gestão de 2013 a 2016. Os campi de Chapecó e São Miguel do Oeste também foram recomendados na gestão de 2019 a 2022.