Curso de Direito da Unoesc Joaçaba realiza 1ª Mostra de Direito, Arte e Literatura
Entre os dias 3 e 4 de outubro, o curso de Direito da Unoesc Joaçaba promoveu a 1ª Mostra de Direito, Arte e Literatura. O evento, realizado no auditório Afonso Dresch, contou com exposição de fotografias, exibição de filmes e realização de palestras e debates. O professor Roni Edson Fabro, idealizador do evento, explica que, […]
Publicado em 05/10/2016
Por Unoesc
Entre os dias 3 e 4 de outubro, o curso de Direito da Unoesc Joaçaba promoveu a 1ª Mostra de Direito, Arte e Literatura. O evento, realizado no auditório Afonso Dresch, contou com exposição de fotografias, exibição de filmes e realização de palestras e debates.
O professor Roni Edson Fabro, idealizador do evento, explica que, anteriormente, o curso realizava todos os anos a Mostra de Direito e Cinema de Outono. Entretanto, verificou-se a necessidade de um incremento na realização da atividade.
— Antes, o evento era restrito ao cinema, mas percebemos que poderia abranger outros tipos de arte, o que possibilitaria, inclusive, que os próprios acadêmicos, mesmo que em horário alternativo, apresentassem suas manifestações artísticas — ressaltou.
Sendo assim, o advogado Felipe José Ferreira, formado na Unoesc, além de ministrar, na manhã desta segunda-feira (3), a palestra “Fotografia, direitos de imagem e direitos do autor”, também expôs os seus trabalhos como fotógrafo profissional.
— A fotografia e seus desdobramentos, seja quanto aos direitos autorais, seja quanto ao direito de imagem, traz inúmeros desafios no âmbito jurídico, o que implica na necessidade de discutir e entender o que há de novo no mundo contemporâneo — comentou o professor Roni.
Já no período da noite, a artista plástica Magda Vicini explicou sobre as suas pesquisas relacionadas à temática “Arte e Pós-humanismo: vendem-se infâncias” e trouxe, é claro, suas obras para exposição. Na ocasião, o professor do mestrado em Direito da Unoesc, Cristhian Magnus De Marco, apresentou o livro “Pós-humanismo: as relações entre o humano e a técnica na época das redes”.
No segundo dia do evento foi exibido o filme “Luz nas trevas: a volta do bandido da luz vermelha”. Trata-se da continuação da obra “O bandido da luz vermelha”, do cineasta joaçabense Rogério Sganzerla. Em seguida ocorreu um debate com a presença do irmão mais novo do cineasta, Albino Sganzerla, e da jornalista Cristina De Marco.
A última atividade, realizada na noite desta terça-feira (4), foi a palestra “Poluentes emergentes: um perigo silencioso e invisível que afeta a qualidade dos recursos hídricos e do meio ambiente”, com a professora doutora Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza.
— Uma visão mais técnica do aspecto jurídico dos poluentes abre a discussão acerca dos caminhos que devem ser seguidos na preservação da água e do meio ambiente como um todo — finalizou.