Página inicial O que acontece Curso de Direito da Unoesc promove 3ª Edição do Concurso de Debates
Notícia Evento São Miguel do Oeste

Curso de Direito da Unoesc promove 3ª Edição do Concurso de Debates

O Curso de Direito da Unoesc São Miguel do Oeste realizou a 3ª Edição do Concurso de Debates com apoio da JCI (Junior Chamber International). O evento contou com a participação de seis equipes, formadas por estudantes do Curso, que se enfrentaram em fases classificatórias, semifinais e final.

Os participantes receberam antecipadamente os temas a serem debatidos, definidos pela Comissão Organizadora. No entanto, a definição do posicionamento que cada equipe deveria adotar foi revelado apenas no momento do debate, exigindo preparação abrangente de todos os debatedores. Para o Coordenador do Curso, professor Peterson Fernando Schaedler, essa dinâmica contribui significativamente para o aprendizado dos alunos.

— O fato de o debatedor não conhecer previamente o seu posicionamento, faz com que o estudante se prepare ainda mais, traga argumentos favoráveis e contrários ao tema proposto. O debate é uma ótima ferramenta para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo a melhoria do conhecimento, da oratória, da argumentação, da postura, do improviso, habilidades consideradas imprescindíveis para o profissional da Área das Ciências Jurídicas — reforça Schaedler.

Entre os temas abordados nesta edição, estavam questões de grande relevância jurídica e social, como a regulamentação das redes sociais, a legalização da eutanásia, a privatização dos presídios, o sistema de cotas raciais, a pena de morte e as mudanças climáticas.

Para Julidiane Letícia Locatelli, integrante da equipe vencedora, formada por alunos da 6ª fase B, e também eleita a melhor debatedora da competição, o concurso de debates é uma oportunidade única para o desenvolvimento da oratória e da postura.

— Sou grata por poder participar e, dessa vez, ajudar a minha equipe a conquistar o primeiro lugar — finaliza Julidiane.