Curso de Direito da Unoesc Videira comemora 25 anos
Para comemorar os 25 anos de implantação na Unoesc Videira, o curso de Direito está realizando uma série de palestras durante esta semana. A abertura, na última segunda-feira (21), contou com a palestra Novas temáticas da responsabilidade civil, ministrada pelo o Professor dr. Silvio de Salvo Venosa, autor de vários livros na área jurídica. Cerca […]
Publicado em 24/11/2016
Por Unoesc
Para comemorar os 25 anos de implantação na Unoesc Videira, o curso de Direito está realizando uma série de palestras durante esta semana. A abertura, na última segunda-feira (21), contou com a palestra Novas temáticas da responsabilidade civil, ministrada pelo o Professor dr. Silvio de Salvo Venosa, autor de vários livros na área jurídica. Cerca de 300 pessoas entre acadêmicos, professores e profissionais da área marcaram presença.
Dr. Silvio de Salvo Venosa tratou dos elementos da responsabilidade civil e dos casos atuais da responsabilidade objetiva (sem culpa), principalmente nas questões ambiental e nuclear. E concluiu ressaltando, que as demandas de responsabilidade do consumidor têm crescido sendo o dano moral é o ponto mais relevante da temática.
Durante os dias seguintes outras palestras foram realizadas dentre elas:
Os Aspectos Modernos do Direito Penal, com Robson Fernando Santos da Unochapecó; Pericias no âmbito do IGP, ministrada Marcio Bolzan do IGP de Caçador; Mobilidade Urbana com Fernando Perazoli da Uniguaçu de Porto União; e como encerramento, nesta sexta-feira, o tema será Atualidades do direito previdenciário, apresentado por Teodoro Vicente Agostinho Damásio.
Durante a abertura da Semana, foi apresentado um vídeo com depoimentos de várias personalidades do direito em âmbito nacional e estadual parabenizando a Unoesc pelos 25 anos do curso.
Conforme o professor Ricardo Emilio Zart, coordenador do curso, essa trajetória foi iniciada no ano de 1991, um sonho para a Unoesc Videira, visto que a região reivindicava a implantação de um curso na área jurídica, e de lá para cá, já foram quase mil bacharéis em Direito formados, que hoje atuam em várias áreas do funcionalismo público e da advocacia.
— Além disso, o curso de Direito cumpre sua função social através do atendimento às pessoas hipossuficientes, através do Núcleo e Laboratório de Prática Jurídica, bem como pelos programas de extensão de atendimento da comunidade— salienta Ricardo Zart.
— O curso é feito por seus acadêmicos e professores, que são os legítimos merecedores dessa homenagem— finalizou.
Durante a cerimônia de abertura, o juiz do trabalho da comarca de Videira, professor Luiz Osmar Franchin, que há 25 anos atua no curso de Direito enalteceu o trabalho da Universidade e dos demais colegas para manter o curso com grande procura e aceitação.
— Me sinto realizado como professor do curso e feliz por ter sido lembrado. Vejo aqui nessa plateia muitos professores que foram alunos do curso e hoje estão na docência contribuindo com a formação dos futuros profissionais. Isso engrandece ainda mais o nosso trabalho e nos dá mais responsabilidade. Estamos todos de parabéns!