Curso de Direito realiza Conhecimento Compartilhado
Com o propósito de estimular e preparar os acadêmicos para o desenvolvimento de trabalhos que lhes possibilitem a realização de pesquisas que, por sua vez, auxiliem em processos de ingresso em mestrados e doutorados, o curso de Direito, da Unoesc Xanxerê, está realizando o projeto Conhecimento Compartilhado. No último sábado (30), ocorreu o módulo II […]
Publicado em 05/09/2014
Por Unoesc
Com o propósito de estimular e preparar os acadêmicos para o desenvolvimento de trabalhos que lhes possibilitem a realização de pesquisas que, por sua vez, auxiliem em processos de ingresso em mestrados e doutorados, o curso de Direito, da Unoesc Xanxerê, está realizando o projeto Conhecimento Compartilhado.
No último sábado (30), ocorreu o módulo II do projeto, reunindo professores, pesquisadores do curso e acadêmicos. Nessa etapa, houve a socialização de pesquisas e experiências acadêmico-profissionais de professores do curso.
Na oportunidade, socializaram suas experiências de pesquisa os professores Cesar Marció (mestrado), Édina Cristina Rodrigues Ruaro (mestrado), João Marcelo Lang e Paulo Roberto Ramos Alves (ambos em processo de doutoramento).
Segundo o idealizador do projeto, professor Cesar Marció, a realização da atividade está sendo enriquecedora para docentes e discentes, sobretudo para os iniciantes na área jurídica.
— A troca de experiências é muito positiva, propiciando o aumento do interesse no desenvolvimento de projetos e na busca pelo aprimoramento profissional. A sistemática contribui diretamente para o aperfeiçoamento da comunidade acadêmica, refletindo positivamente na sociedade em que a Unoesc está inserida — avalia.
O projeto
Na sua primeira etapa, realizada em junho deste ano, ocorreu a socialização de artigos e pesquisas dos acadêmicos da graduação e de egressos do curso de Direito de Xanxerê, momento em que foram repassadas informações relativas aos grupos de pesquisa do Campus, bem como de procedimentos para o desenvolvimento de projetos.
As próximas etapas do projeto já estão programadas para este mês (dias 20 e 27) e outubro (dia 18), quando serão socializadas experiências de outros docentes do Campus.
Valorização do estudante
Para Vivian Tuzzi, acadêmica da 4ª fase, o evento constitui mais uma atividade que contribui para o desenvolvimento acadêmico.
— A maioria dos acadêmicos ainda não tem conhecimento sobre o funcionamento da pesquisa no Campus, e essa socialização das experiências de cada pesquisador, além de valorizar os egressos e os professores, valoriza principalmente o acadêmico do curso de Direito, incentivando-o a desenvolver projetos de pesquisa. Entendo também que este contato com a pesquisa nos possibilita desenvolver a criticidade — analisa.