Página inicial O que acontece Curso de Educação Física avalia desempenho de atletas da Escolinha Joni Gool
Graduação Inserção Social São Miguel do Oeste

Curso de Educação Física avalia desempenho de atletas da Escolinha Joni Gool

O curso de Educação Física da Unoesc avaliou, recentemente, o desempenho de 11 atletas da categoria Sub-17, da Escolinha Joni Gool de São Miguel do Oeste. Segundo a professora Sandra Fachineto, foi aplicado o teste de “vai e vem” , de 20 metros, para determinar o consumo máximo de Oxigênio (VO2max), um parâmetro importante do […]


O curso de Educação Física da Unoesc avaliou, recentemente, o desempenho de 11 atletas da categoria Sub-17, da Escolinha Joni Gool de São Miguel do Oeste. Segundo a professora Sandra Fachineto, foi aplicado o teste de “vai e vem” , de 20 metros, para determinar o consumo máximo de Oxigênio (VO2max), um parâmetro importante do condicionamento cardiorrespiratório dos atletas. Eles também passaram por uma bateria de testes motores, que avaliou a velocidade, agilidade, flexibilidade, força e potência. Essas capacidades físicas estão relacionadas diretamente à modalidade esportiva.

A equipe de profissionais do Laboratório de Fisiologia do Exercício (Lafe) entregou o resultado dos testes para cada atleta e discutiu os resultados com o treinador e responsável pela Escolinha, Joni Miguel Schacker.

— O acompanhamento do desempenho do atleta é primordial para conhecer as suas características.  Além disso, permite identificar os pontos fortes e fracos e estabelecer um planejamento adequado do treinamento, visando desenvolver as capacidades fisiológicas — destaca a professora Sandra Fachineto.

Segundo a coordenadora do curso, professora Andrea Jaqueline Prates Ribeiro, a avaliação física é imprescindível para quem já pratica alguma atividade física, assim como para quem treina como atleta.

— Os resultados orientam os professores sobre as alterações e mudanças, que deverão ser feitas ao longo dos treinos. A partir dos resultados, os responsáveis pela Escolinha Joni Gool terão a possibilidade de implementar novos exercícios com foco na melhoria da condição física desses atletas — reforça a professora.

Para o treinador Joni Miguel Schacker, os testes são importantes para direcionar as atividades, durante os treinos, e conquistar bons resultados nos jogos.

— Os testes são importantes para conhecermos nossos atletas e podermos realizar um trabalho individualizado para melhorar os pontos fracos — avalia Schacker, salientando que a equipe está disputando o campeonato estadual Sub-17, os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) e a Copa Móveis Léo.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.