Página inicial O que acontece Curso de Educação Física da Unoesc participa do Festival Paralímpico em Maravilha
Graduação Notícia Acessibilidade Comunidade São Miguel do Oeste

Estudantes do Curso de Educação Física da Unoesc São Miguel do Oeste participaram, no sábado (21), da 7ª edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O evento ocorreu, simultaneamente, e em 120 núcleos, em todas as 27 unidades federativas do Brasil, contando com a participação recorde de 25.661 inscritos, superando os 21.376 de 2022.

Realizado anualmente em setembro, o festival tem como objetivo apresentar o paradesporto para crianças com e sem deficiência, promovendo a inclusão social. A iniciativa também celebra datas importantes, como o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e o Dia do Atleta Paralímpico (22 de setembro), buscando quebrar preconceitos sobre as capacidades das pessoas com deficiências físicas, intelectuais ou sensoriais.

Em Maravilha, o festival foi realizado na Escola de Educação Básica Santa Terezinha, reunindo mais de 100 crianças que participaram de modalidades como tênis, bocha e handebol. O evento incluiu crianças com e sem deficiência, promovendo a interação entre os grupos. No total, 19.350 crianças com deficiência participaram do evento em todo o Brasil.

Os estudantes do curso de Educação Física da Unoesc São Miguel do Oeste, sob a supervisão dos professores Sandra Fachineto, Elis Regina Frigeri e Daniel Nunes, auxiliaram na organização e execução das atividades em um importante momento de aprendizado e prática.

A Coordenadora do Curso, professora Sandra Fachineto, ressaltou a importância da participação no evento, que faz parte da Atividade Prática de Extensão (APEx) das turmas da 2ª fase – Licenciatura e Bacharelado, e da 6ª fase – Licenciatura.

— Participar do Festival Paralímpico permite aos estudantes vivenciarem na prática os conteúdos abordados em sala de aula e reflete o compromisso da Unoesc com a formação de profissionais que promovam a inclusão social por meio do esporte — destaca Sandra.

O coordenador técnico do evento em Maravilha, Douglas Lago, também enfatizou o impacto do projeto, que já está em sua 6ª edição no município.

— O festival não só desenvolve modalidades paralímpicas para os alunos com deficiência, mas também trabalha a inclusão nas atividades esportivas. A parceria com a Unoesc é fundamental, pois a vivência dos acadêmicos, durante o evento, pode inspirá-los a promover a inclusão de pessoas com deficiência no esporte em suas cidades de origem — ressalta Lago.

O Festival Paralímpico já é um marco no calendário esportivo e social do Brasil, e uma segunda edição, em 2024, está prevista para o dia 7 de dezembro, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro.