Página inicial O que acontece Curso de Educação Física da Unoesc realiza testes físicos em atletas da Escola de Futebol do Grêmio
Graduação Inserção Social São Miguel do Oeste

Curso de Educação Física da Unoesc realiza testes físicos em atletas da Escola de Futebol do Grêmio

O curso de Educação Física da Unoesc São Miguel do Oeste realizou testes físicos em 42 atletas da Escola de Futebol do Grêmio. Os testes foram realizados, por meio do Grupo de Estudos em Fisiologia do Exercício, Avaliação Física e Antropométrica, que está vinculado ao Laboratório de Fisiologia do Exercício (LAFE) da Unoesc. Segundo a coordenadora […]


O curso de Educação Física da Unoesc São Miguel do Oeste realizou testes físicos em 42 atletas da Escola de Futebol do Grêmio. Os testes foram realizados, por meio do Grupo de Estudos em Fisiologia do Exercício, Avaliação Física e Antropométrica, que está vinculado ao Laboratório de Fisiologia do Exercício (LAFE) da Unoesc.

Segundo a coordenadora do curso, professora Sandra Fachineto, foram realizados testes físicos da bateria do Projeto Esporte Brasil (Proesp-BR). A professora explica que esse é um instrumento para determinar os padrões de crescimento corporal, estado nutricional, aptidão física para a saúde e para o desempenho esportivo de crianças e adolescentes.

Foram aplicados testes para avaliar o Índice de Massa Corporal (IMC), razão cintura-estatura, resistência muscular localizada, flexibilidade, potência de membros inferiores, velocidade e agilidade.

— Os resultados serão devolvidos, por meio de uma ficha resumo para cada atleta e para o profissional de Educação Física, com o objetivo de direcionar os trabalhos físicos — informa a professora Sandra Fachineto.

O responsável pela Escola de Futebol do Grêmio, Antônio Carlos Christ, destaca que os testes são importantes para o acompanhamento do desempenho dos atletas.

— A partir dos resultados, poderemos direcionar os trabalhos de acordo com as necessidades de cada atleta. Daqui a três meses, pretendemos repetir os testes para identificar o resultado obtido com o trabalho realizado — destaca Antônio.

EXPERIÊNCIA PARA A VIDA PROFISSIONAL

Nove acadêmicos do curso de Educação Física aplicaram os testes sob a supervisão da professora Sandra Fachineto. De acordo com a professora, a aproximação dos aspectos teóricos estudados com a prática é importante para que o acadêmico adquira habilidades e competências essenciais para a futura atuação profissional.

A acadêmica Tainara Secco destaca que o Grupo de Estudos em Fisiologia do Exercício, Avaliação Física e Antropométrica possibilita experiências práticas, que aprofundam o conhecimento e  preparam para o mercado de trabalho.

— Aplicar os testes nos atletas e poder repassar os resultados ao treinador proporciona um conhecimento e uma experiência incrível para a vida profissional —conclui a acadêmica.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.