Página inicial O que acontece Curso de Educação Física da Unoesc São Miguel participa do Festival Paralímpico
Notícia Evento Unoesc Esporte São Miguel do Oeste

Curso de Educação Física da Unoesc São Miguel participa do Festival Paralímpico


Estudantes da primeira fase do Curso de Educação Física da Unoesc São Miguel do Oeste, juntamente com as professoras Sandra Fachineto e Dara Ferrasso, estiveram presentes em mais uma edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023, promovido pela Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer de Maravilha, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CDB).

Na ocasião, os estudantes atuaram como monitores nas atividades esportivas lúdicas de quatro modalidades: vôlei sentado, basquete em cadeiras de rodas, bocha paralímpica e futebol de sete para atletas com paralisia cerebral. As atividades foram realizadas nas dependências do Ginásio Municipal e Área Coberta de Maravilha, com a participação de 125 crianças e adolescentes, com e sem deficiência, em sua maioria estudantes da E.E.B. Santa Terezinha.

A Coordenadora do Curso de Educação Física, professora Sandra Fachineto, destaca que a participação no evento faz parte da Atividade Prática de Extensão (APEx), contribuindo para que os estudantes relacionem o conteúdo estudado em sala com aproximação e ambientação profissional.  A parceria já se consolidou com a Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer de Maravilha.

Conforme o coordenador do evento, professor Douglas Lago, as vivências proporcionadas permitem que as crianças e adolescentes experienciem modalidades paralímpicas e ampliem seu olhar sobre as dificuldades e capacidades que os deficientes físicos têm no esporte.

— Esse evento é realizado em mais de 100 cidades no Brasil e é uma ótima oportunidade para que os estudantes do Curso de Educação Física se envolvam e aprendam mais sobre o esporte paralímpico — reforça Lago.

Para o estudante do Curso de Educação Física, Luigi Schmitz, a participação nos jogos paralímpicos foi também uma reflexão sobre a inclusão.

— Este evento foi muito importante, não só para a minha formação profissional e acadêmica, mas também no contexto pessoal. Isso porque, muitas vezes, no esporte, pensamos apenas na performance e esquecemos que também é uma ferramenta de inclusão social e de educação. Estar presente nesse evento foi uma grande reflexão sobre respeito ao próximo e empatia — finaliza Schmitz.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.