Página inicial O que acontece Curso de Educação Física desenvolve pesquisas com idosos sobre os benefícios dos exercícios físicos
Graduação Pesquisa Xanxerê São Miguel do Oeste

Curso de Educação Física desenvolve pesquisas com idosos sobre os benefícios dos exercícios físicos

Há quatro anos, o aposentado Érico Domingos Perasoli, de 69 anos de idade, participa do programa de exercícios físicos oferecido pelo curso de Educação Física da Unoesc São Miguel do Oeste.  Toda segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira ele vai até o centro esportivo da Unoesc para se exercitar. O aposentado conta que a vida se tornou […]


Há quatro anos, o aposentado Érico Domingos Perasoli, de 69 anos de idade, participa do programa de exercícios físicos oferecido pelo curso de Educação Física da Unoesc São Miguel do Oeste.  Toda segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira ele vai até o centro esportivo da Unoesc para se exercitar. O aposentado conta que a vida se tornou mais prazerosa com a prática regular de atividades físicas. 

— Antes eu sentia muita câimbra nas pernas, hoje não sinto mais dor e tenho mais qualidade de vida — garante o aposentado.

Os mesmos benefícios são sentidos pela aposentada Maria Stürmer, de 65 anos de idade. Ela salienta que, atualmente, tem mais disposição para dançar, trabalhar e para aproveitar a vida.

Segundo a professora do curso, Sandra Fachineto, o programa de exercícios físicos faz parte de um projeto de pesquisa, que tem o objetivo de verificar os efeitos de um programa de treinamento sobre variáveis fisiológicas, neuromusculares e metabólicas. Ela destaca que na pesquisa, desenvolvida nos três primeiros anos, foram avaliadas variáveis voltadas à aptidão física e à capacidade funcional, como a força, a resistência aeróbia, a flexibilidade e a capacidade em realizar atividades diárias.

A pesquisa mostrou que os exercícios físicos são imprescindíveis, principalmente, para a força muscular e para a capacidade aeróbia. Sandra explica que estas variáveis são importantes para que o idoso se torne independente em suas atividades diárias como para ir ao supermercado ou atender ao telefone.

— Além disso, a atividade física regular contribui para manter a massa muscular e a densidade mineral óssea, diminuindo o risco de quedas e fraturas — complementa a professora.

Novo programa de exercícios

Neste ano, estão sendo feitos programas de exercícios, principalmente, para o desenvolvimento da resistência aeróbia, força, equilíbrio e coordenação, além de ser monitorada a glicose sanguínea de cada participante. O programa inclui caminhada orientada, jogos adaptados de voleibol, basquetebol e de handebol, circuitos de exercícios funcionais, musculação e ginástica/dança.

Atualmente, 60 pessoas participam do projeto de pesquisa do curso de Educação Física. Os participantes da meia idade têm entre 40 e 59 anos e os da terceira idade tem 60 anos ou mais. Eles são orientados pelas acadêmicas da 7ª fase do bacharelado de Educação Física, Bruna da Silva e Jéssica Berté, sob a coordenação da professora Sandra Fachineto.

Projeto Musculação para a Terceira Idade da Unoesc Xanxerê

Na Unoesc Xanxerê, o projeto social Musculação para a Terceira Idade já funciona há sete anos.

Os objetivos da Musculação para a Terceira Idade envolvem promover a saúde através da atividade física e prevenir o surgimento de patologias, melhorando a qualidade de vida dos participantes. Nesse sentido, o principal requisito para integrar o projeto é ter idade a partir de 50 anos.

Atualmente, são mais de 100 participantes no projeto, divididos em quatro turmas. Cada turma faz dois horários semanais, com a duração de uma hora cada. Os participantes desenvolvem, nesse período, atividades físicas – com destaque para sessões de alongamento, flexibilidade e musculação – e recreativas (dança), orientados pela educadora física Solange Maia e pela estagiária Geisiele Biasi Adolfo, na própria Academia da Unoesc.

Todos os participantes, ao ingressarem no projeto, passam por um processo avaliativo, incluindo medidas antropométricas, funcionais e questionários envolvendo hábitos de vida. Periodicamente, eles passam por novas avaliações, para verificar as melhorias obtidas e as necessidades de mudanças nos exercícios.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.