Curso de Educação Física desenvolve pesquisas com idosos sobre os benefícios dos exercícios físicos
Há quatro anos, o aposentado Érico Domingos Perasoli, de 69 anos de idade, participa do programa de exercícios físicos oferecido pelo curso de Educação Física da Unoesc São Miguel do Oeste. Toda segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira ele vai até o centro esportivo da Unoesc para se exercitar. O aposentado conta que a vida se tornou […]
Publicado em 13/08/2014
Por Unoesc
Há quatro anos, o aposentado Érico Domingos Perasoli, de 69 anos de idade, participa do programa de exercícios físicos oferecido pelo curso de Educação Física da Unoesc São Miguel do Oeste. Toda segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira ele vai até o centro esportivo da Unoesc para se exercitar. O aposentado conta que a vida se tornou mais prazerosa com a prática regular de atividades físicas.
— Antes eu sentia muita câimbra nas pernas, hoje não sinto mais dor e tenho mais qualidade de vida — garante o aposentado.
Os mesmos benefícios são sentidos pela aposentada Maria Stürmer, de 65 anos de idade. Ela salienta que, atualmente, tem mais disposição para dançar, trabalhar e para aproveitar a vida.
Segundo a professora do curso, Sandra Fachineto, o programa de exercícios físicos faz parte de um projeto de pesquisa, que tem o objetivo de verificar os efeitos de um programa de treinamento sobre variáveis fisiológicas, neuromusculares e metabólicas. Ela destaca que na pesquisa, desenvolvida nos três primeiros anos, foram avaliadas variáveis voltadas à aptidão física e à capacidade funcional, como a força, a resistência aeróbia, a flexibilidade e a capacidade em realizar atividades diárias.
A pesquisa mostrou que os exercícios físicos são imprescindíveis, principalmente, para a força muscular e para a capacidade aeróbia. Sandra explica que estas variáveis são importantes para que o idoso se torne independente em suas atividades diárias como para ir ao supermercado ou atender ao telefone.
— Além disso, a atividade física regular contribui para manter a massa muscular e a densidade mineral óssea, diminuindo o risco de quedas e fraturas — complementa a professora.
Novo programa de exercícios
Neste ano, estão sendo feitos programas de exercícios, principalmente, para o desenvolvimento da resistência aeróbia, força, equilíbrio e coordenação, além de ser monitorada a glicose sanguínea de cada participante. O programa inclui caminhada orientada, jogos adaptados de voleibol, basquetebol e de handebol, circuitos de exercícios funcionais, musculação e ginástica/dança.
Atualmente, 60 pessoas participam do projeto de pesquisa do curso de Educação Física. Os participantes da meia idade têm entre 40 e 59 anos e os da terceira idade tem 60 anos ou mais. Eles são orientados pelas acadêmicas da 7ª fase do bacharelado de Educação Física, Bruna da Silva e Jéssica Berté, sob a coordenação da professora Sandra Fachineto.
Projeto Musculação para a Terceira Idade da Unoesc Xanxerê
Na Unoesc Xanxerê, o projeto social Musculação para a Terceira Idade já funciona há sete anos.
Os objetivos da Musculação para a Terceira Idade envolvem promover a saúde através da atividade física e prevenir o surgimento de patologias, melhorando a qualidade de vida dos participantes. Nesse sentido, o principal requisito para integrar o projeto é ter idade a partir de 50 anos.
Atualmente, são mais de 100 participantes no projeto, divididos em quatro turmas. Cada turma faz dois horários semanais, com a duração de uma hora cada. Os participantes desenvolvem, nesse período, atividades físicas – com destaque para sessões de alongamento, flexibilidade e musculação – e recreativas (dança), orientados pela educadora física Solange Maia e pela estagiária Geisiele Biasi Adolfo, na própria Academia da Unoesc.
Todos os participantes, ao ingressarem no projeto, passam por um processo avaliativo, incluindo medidas antropométricas, funcionais e questionários envolvendo hábitos de vida. Periodicamente, eles passam por novas avaliações, para verificar as melhorias obtidas e as necessidades de mudanças nos exercícios.