Página inicial O que acontece Curso de Educação Física desenvolve projeto de pesquisa com pacientes da Clínica Renal
Graduação Pesquisa São Miguel do Oeste

Curso de Educação Física desenvolve projeto de pesquisa com pacientes da Clínica Renal

O curso de Educação Física da Unoesc São Miguel do Oeste está desenvolvendo o projeto de pesquisa “Programa de Exercícios Funcionais e de Alongamento para Pacientes com Insuficiência Renal Crônica (IRC) da Clínica Renal do Extremo-oeste”. O projeto de pesquisa é coordenado pela coordenadora do curso de Educação Física da Unoesc, professora Sandra Fachineto, e […]


O curso de Educação Física da Unoesc São Miguel do Oeste está desenvolvendo o projeto de pesquisa “Programa de Exercícios Funcionais e de Alongamento para Pacientes com Insuficiência Renal Crônica (IRC) da Clínica Renal do Extremo-oeste”. O projeto de pesquisa é coordenado pela coordenadora do curso de Educação Física da Unoesc, professora Sandra Fachineto, e conta com a participação da acadêmica da quarta fase do bacharelado, Letícia dos Santos Rodrigues.

Segundo a professora Sandra Fachineto, neste momento, 20 pessoas estão participando do projeto. As atividades são realizadas de segunda-feira à sexta-feira, no período matutino, na Clínica Renal do Extremo-oeste, localizada em São Miguel do Oeste. As sessões são realizadas durante, aproximadamente, 30 minutos e no período pré-dialítico, ou seja, antes do tratamento de Hemodiálise.

Estão sendo ministradas sessões de exercícios resistidos, utilizando bandas elásticas, halteres e caneleiras para o desenvolvimento da resistência muscular. Além disso, estão sendo executados exercícios de alongamento para membros superiores e inferiores, que contribuem na mobilidade articular.

Os pacientes já apresentam resultados positivos. A professora Sandra Fachineto explica que os principais benefícios relatados estão relacionados à capacidade funcional.

— Os pacientes relatam uma maior disposição para realizar as suas atividades diárias, menor ocorrência de câimbras e melhoria na força dos membros inferiores. A insuficiência renal crônica provoca uma diminuição na função muscular e a inclusão dos exercícios resistidos têm contribuído positivamente para minimizar a perda da força e a fraqueza, que vem acompanhada dessa situação — detalha a professora. 

Projeto é desenvolvido há 6 anos         

O projeto é desenvolvido, em parceria com a Clínica Renal do Extremo-oeste, há seis anos, com o objetivo de contribuir com a saúde e a qualidade de vida das pessoas com insuficiência renal. O médico responsável pela Clínica, Gelson Antônio dos Santos, afirma que quem ganha com essa parceria são os pacientes.

— Pensando nos pacientes em hemodiálise, colhemos excelentes resultados. Pessoas que tinham dificuldades para sair de uma cadeira, para fazer movimentos simples, recuperaram uma boa parte dos movimentos e conseguem fazer, pelo menos, exercícios musculares de função vital, tais como: comer, tomar banho, vestir-se. Tivemos resultados positivos, tanto no quesito da capacidade física como nos exames e nos ensaios clínicos de sangue. Dessa forma, vemos o quão benéfico é essa parceria com a Unoesc e o curso de Educação Física — avalia o médico.

Experiência para a vida profissional

A acadêmica do curso de Educação Física (bacharelado), Letícia dos Santos Rodrigues, destaca que o projeto está proporcionando novos conhecimentos e experiências para a sua trajetória acadêmica e profissional. Ela conta que está tendo a oportunidade de colocar em prática conteúdos teóricos e práticos, aprendidos em sala de aula.

— Com o projeto, passei a estudar mais sobre a insuficiência renal, buscando sempre o melhor para cada paciente. Além disso, conheci uma nova área da Educação Física: a área hospitalar, com a qual me identifiquei muito — conclui a acadêmica.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.