Página inicial O que acontece Curso de Enfermagem promove 2º Seminário de Humanização
Graduação Joaçaba

Curso de Enfermagem promove 2º Seminário de Humanização

No início do mês de abril, o curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, promoveu o 2º Seminário de humanização com o tema “Humanização em tempos de Pandemia”. O evento contou com a participação de acadêmicos do curso de enfermagem, professores do curso, profissionais de saúde e convidados de outros campi (Videira e São Miguel do […]


No início do mês de abril, o curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, promoveu o 2º Seminário de humanização com o tema “Humanização em tempos de Pandemia”. O evento contou com a participação de acadêmicos do curso de enfermagem, professores do curso, profissionais de saúde e convidados de outros campi (Videira e São Miguel do Oeste).

O professor, fisioterapeuta, doutor Antuani Baptistella abordou o tema “A Interdisciplinaridade no Tratamento Intensivo”, a secretária municipal de saúde de Herval D’Oeste, Eugênia Bucco, ministrou a palestra Humanização em Tempos de Pandemia, uma abordagem de gestão e ainda a enfermeira mestra Cheila Siega falou sobre o COREN com uma ótica de humanização da assistência.

Personagens que durante toda a história tiveram notáveis feitos em situações de pandemia e crise na saúde foram tema de debate durante o seminário, como Florence Nightingale e Cecily Sauders, e a brasileira Anna Nery, a precursora da enfermagem no Brasil, que em um dos mais emblemáticos exemplos de humanização, em 1865, atendia os enfermos durante a Guerra do Paraguai como voluntária no campo de batalha sem diferenciar nacionalidades, ainda que correndo riscos, tendo como único objetivo salvar vidas.

Por fim debateu-se a dedicação notória dos profissionais de saúde no enfrentamento da Pandemia com equipes multiprofissionais fazendo toda diferença à frente de hospitais, Unidades de Saúde, UPAs e locais de triagem.

— Os temas da humanização nos levam a refletir que as práticas de saúde humanizadas e comprometidas socialmente surgem e se reestabelecem em universidades humanizadas e preocupadas com as necessidades da população, que encorajem o desenvolvimento da compaixão por parte de seus acadêmicos para uma ação mútua — destaca a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Marcia Restelatto.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.