Curso de Enfermagem recebe professora da Espanha
Por um período de 30 dias, a professora Ana Belen Sanchez Garcia, da Universidade de Murcia, Espanha, fará intercâmbio na Unoesc. Enfermeira com mestrado em Antropologia e em Bioética, é doutora em Investigación em Cuidados de Enfermería. Além de docente, é enfermeira no Hospital General Universitario Reino de Sofía em Murcia, no Sul da Espanha. […]
Publicado em 15/08/2019
Por Unoesc
Por um período de 30 dias, a professora Ana Belen Sanchez Garcia, da Universidade de Murcia, Espanha, fará intercâmbio na Unoesc. Enfermeira com mestrado em Antropologia e em Bioética, é doutora em Investigación em Cuidados de Enfermería. Além de docente, é enfermeira no Hospital General Universitario Reino de Sofía em Murcia, no Sul da Espanha.
O início da visita aconteceu na segunda-feira (12), no curso de Enfermagem da Unoesc Xanxerê, onde a Coordenação e o Colegiado do curso acolheram a professora, apresentando a Instituição, seus dirigentes e acadêmicos. Em sua palestra inicial, Ana Belen Sanchez Garcia compartilhou experiências profissionais desenvolvidas como docente e como enfermeira na Espanha.
Durante sua estada em Xanxerê, a professora cumprirá uma agenda de atividades como visitas técnicas aos espaços da prática, palestras, aulas, contato com enfermeiras da rede local de saúde, desenvolvimento de pesquisa e nas horas de lazer conhecerá pontos turísticos da região, considerando que é a primeira vez que a mesma vem ao Brasil.
— A integração entre profissionais de saúde e alunos de diferentes países é uma experiência enriquecedora, pois se aprende com exemplos e se contribui com experiências, sem contar que o cuidado de enfermagem é universal e se faz aqui e em qualquer lugar do mundo — afirmou a professora Júlia Marquetti.
Para a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Eleni Salete Frozza Salvi, o momento tem um significado especial.
— Receber uma professora de outro país significa uma oportunidade de partilhar e trocar experiências, de conhecer como é o modelo de saúde na Espanha, além de vivenciar a importância do intercâmbio para bagagem profissional e estimular o acadêmico a buscar este conhecimento em outros países — citou a professora Elenir.
A coordenadora do setor de Mobilidade Acadêmica na Unoesc Xanxerê, Irene Aparecida e Sá Affolter, agradeceu a professora Ana Belen Sanchez Garcia pela escolha e por partilhar experiências tão relevantes.
— O intercâmbio de culturas e conhecimento entre a Universidade de Murcia e a Unoesc é muito enriquecedor para nossos acadêmicos e professores. Palestras e pesquisas na área da saúde, estreitam as relações docentes e discentes, o que solidifica a mobilidade e o intercâmbio na prática — anunciou a professora Irene.