Curso de Engenharia de Alimentos incentiva alunos a ter alimentação saudável
O curso de Engenharia de Alimentos da Unoesc São Miguel do Oeste orientou, este mês, os alunos do Colégio La Salle Peperi a ter uma alimentação saudável. Acadêmicas e professoras passaram informações sobre a quantidade de sal, açúcar e gordura de alimentos que, geralmente, são consumidos por crianças e adolescentes. Durante a atividade, as acadêmicas […]
Publicado em 22/06/2017
Por Unoesc
O curso de Engenharia de Alimentos da Unoesc São Miguel do Oeste orientou, este mês, os alunos do Colégio La Salle Peperi a ter uma alimentação saudável. Acadêmicas e professoras passaram informações sobre a quantidade de sal, açúcar e gordura de alimentos que, geralmente, são consumidos por crianças e adolescentes.
Durante a atividade, as acadêmicas Raquel Trevisan, Vanessa Mossain, Jaqueline Milla, Sidiane Baldo e Joseane Baldo sugeriram lanches saudáveis para os alunos e falaram sobre a importância de consumir alimentos in natura ou minimamente processados.
— Falamos sobre a importância de ter uma alimentação saudável desde a infância para, no futuro, ser um adulto saudável e não ter doenças como obesidade e hipertensão. Também sugerimos que os estudantes trocassem o salgadinho por uma fruta, por exemplo — salienta a acadêmica Raquel Trevisan.
Segundo a coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, Eliane Maria de Carli, ao ingressar na vida escolar, o processo de educação nutricional da criança sofre influência do meio.
— A criança começa a fazer refeições fora de casa; o alimento passa a ter uma representação social importante e a escola torna-se a principal fonte de conhecimento sobre nutrição. Assim, a qualidade dos alimentos consumidos pela criança também é uma responsabilidade da escola. Uma estratégia para convencer os alunos é demonstrar, na prática, que comidas saudáveis também são saborosas — frisa a professora.
Para a supervisora educativa do Colégio La Salle Peperi, Janete Piccoli, é importante trabalhar, desde cedo, a alimentação saudável na escola.
— Quanto mais cedo trabalharmos esse assunto, melhor para a saúde das crianças. Esse é o momento de criarmos hábitos saudáveis em nossos alunos — destaca.