Curso de Engenharia Elétrica apresenta pesquisas no Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo
Duas pesquisas do curso de Engenharia Elétrica da Unoesc Joaçaba foram apresentadas no 13º Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo. O evento, realizado na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG), fez parte do MOMAG, congresso promovido pela Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO) e pela Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo (SBMag) e reuniu ainda, o 18º […]
Publicado em 29/08/2018
Por Unoesc
Duas pesquisas do curso de Engenharia Elétrica da Unoesc Joaçaba foram apresentadas no 13º Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo. O evento, realizado na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG), fez parte do MOMAG, congresso promovido pela Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO) e pela Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo (SBMag) e reuniu ainda, o 18º Simpósio Brasileiro de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO).
Os artigos foram apresentados em formato de pôster e oral pelo diplomado do curso de Engenharia Elétrica e mestrando da UFSC/GRUCAD, Duani Tedesco. O primeiro deles intitulado, “Interface para dimensionamento semi-analítico de um sistema de excitação brushless” da autoria do egresso e dos Professores da Unoesc Marconi Januário e Kleyton Hoffmann, teve aplicação direta com a indústria, pois resultou na construção de um excitatriz, que é mecanismo que produz fluxo magnético para geradores síncronos, e foi usado em um gerador construído por uma indústria da região meio-oeste.
A segunda pesquisa apresentada de forma oral foi “Utilização da função de Elliot modificada no Modelo G aplicado a histerese ferromagnética” estudo esse, que teve como objetivo aumentar a eficiência dos equipamentos em fase de projeto, por meio da modelagem de um tipo de perda em materiais utilizados para construção de máquinas elétricas. Os autores dessa pesquisa foram o egresso Duani Tedesco, o professor Kleyton Hoffman da Unoesc além de J. P. A Bastos, J. V. Leite e N. Sadowski, todos esses da UFSC/GRUCAD.
O evento reuniu pesquisadores e empresas que trabalham nas áreas de eletromagnetismo, de máquinas elétricas e de modelagens de dispositivos eletromagnéticos e é considerado um dos maiores no âmbito científico e tecnológico das áreas de Optoeletrônica e Eletromagnetismo.
— Ambas as pesquisas são muito relevantes. A primeira, com a parceria da empresa KWM possibilitou a construção de um dispositivo. E a segunda foi relacionada ao tema de doutorado do professor Kleyton Hoffmann. Apresentá-las em um congresso de renome como esse gera grande visibilidade aos resultados, que podem ser observados por pesquisadores e empresas de diversas partes do país — afirmou o professor Marconi Januário.