Página inicial O que acontece Curso de Engenharia Elétrica apresenta pesquisas no Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo
Graduação Pesquisa Joaçaba

Curso de Engenharia Elétrica apresenta pesquisas no Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo

Duas pesquisas do curso de Engenharia Elétrica da Unoesc Joaçaba foram apresentadas no 13º Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo. O evento, realizado na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG), fez parte do MOMAG, congresso promovido pela Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO) e pela Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo (SBMag) e reuniu ainda, o 18º […]


Duas pesquisas do curso de Engenharia Elétrica da Unoesc Joaçaba foram apresentadas no 13º Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo. O evento, realizado na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG), fez parte do MOMAG, congresso promovido pela Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO) e pela Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo (SBMag) e reuniu ainda, o 18º Simpósio Brasileiro de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO).

Os artigos foram apresentados em formato de pôster e oral pelo diplomado do curso de Engenharia Elétrica e mestrando da UFSC/GRUCAD, Duani Tedesco. O primeiro deles intitulado, “Interface para dimensionamento semi-analítico de um sistema de excitação brushless” da autoria do egresso e dos Professores da Unoesc Marconi Januário e Kleyton Hoffmann, teve aplicação direta com a indústria, pois resultou na construção de um excitatriz, que é mecanismo que produz fluxo magnético para geradores síncronos, e foi usado em um gerador construído por uma indústria da região meio-oeste.

A segunda pesquisa apresentada de forma oral foi “Utilização da função de Elliot modificada no Modelo G aplicado a histerese ferromagnética” estudo esse, que teve como objetivo aumentar a eficiência dos equipamentos em fase de projeto, por meio da modelagem de um tipo de perda em materiais utilizados para construção de máquinas elétricas. Os autores dessa pesquisa foram o egresso Duani Tedesco, o professor Kleyton Hoffman da Unoesc além de J. P. A Bastos, J. V. Leite e N. Sadowski, todos esses da UFSC/GRUCAD.

O evento reuniu pesquisadores e empresas que trabalham nas áreas de eletromagnetismo, de máquinas elétricas e de modelagens de dispositivos eletromagnéticos e é considerado um dos maiores no âmbito científico e tecnológico das áreas de Optoeletrônica e Eletromagnetismo.

— Ambas as pesquisas são muito relevantes.  A primeira, com a parceria da empresa KWM possibilitou a construção de um dispositivo. E a segunda foi relacionada ao tema de doutorado do professor Kleyton Hoffmann. Apresentá-las em um congresso de renome como esse gera grande visibilidade aos resultados, que podem ser observados por pesquisadores e empresas de diversas partes do país — afirmou o professor Marconi Januário.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.