Curso de Engenharia Mecânica da Unoesc São Miguel do Oeste recebe conceito máximo do MEC
Publicado em 04/10/2024
Por Imprensa São Miguel d'Oeste
O Curso de Engenharia Mecânica da Unoesc São Miguel do Oeste alcançou o conceito máximo na avaliação do Ministério da Educação (MEC), conquistando a nota 5. Essa conceituação, que varia de 1 a 5, posiciona o curso entre os melhores do país, reforçando a qualidade da formação oferecida pela Unoesc.
A Avaliação Externa Virtual in Loco foi realizada entre os dias 25 e 27 de setembro. Durante esse período, os avaliadores destacaram a infraestrutura, o corpo docente qualificado e a metodologia de ensino adotada no curso, que iniciou suas atividades em 2021 e formará sua primeira turma em 2024. A coordenação do curso é feita pelo professor Tiago Agostini, que celebrou essa conquista como o resultado do esforço conjunto de toda a equipe docente, colaboradores e o apoio dos dirigentes da Unoesc.
Para o Diretor de Ensino da Unoesc São Miguel do Oeste, professor Eduardo Ottobelli Chielle, este resultado é um reflexo do compromisso contínuo da instituição com a qualidade e excelência acadêmica.
— A conquista reafirma a dedicação dos nossos professores, estudantes e colaboradores em manter um ambiente de aprendizado inovador e qualificado, preparando profissionais altamente capacitados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Estamos orgulhosos de oferecer um curso que supera os padrões educacionais exigidos, reafirmando nosso papel como protagonistas no ensino superior — enfatiza Chielle.
O Curso de Engenharia Mecânica conta com uma estrutura moderna, oferecendo laboratórios para o desenvolvimento de atividades práticas, além de um corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores. A formação é voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades, sempre com foco na resolução de problemas do cotidiano, proporcionando aos estudantes uma vivência prática desde o início do curso.
A graduação prepara o futuro engenheiro mecânico para projetar, construir, supervisionar e gerenciar a manutenção de componentes, máquinas e equipamentos. Além disso, o estudante é capacitado para projetar sistemas de aquecimento e refrigeração, coordenar pesquisas, realizar vistorias e perícias, e fiscalizar obras. O curso ainda forma profissionais aptos a atuar na indústria de mineração, petróleo, mecânica, metalúrgica, siderúrgica, e no setor de máquinas e equipamentos. Com a economia do Extremo-Oeste de Santa Catarina fortemente ligada à indústria metalúrgica, mecânica e alimentícia, o curso atende a uma demanda regional por profissionais qualificados.
O curso da Unoesc oferece atividades práticas em uma estrutura moderna que inclui laboratórios de Informática, Física, Química, Máquinas e Ferramentas, Mecânica de Fluidos, Instalações Hidrossanitárias e Elétricas, Soldagem, Desenho, Materiais de Construção, Metrologia, Metalografia, Tratamento Térmico, Máquinas Térmicas, Vibrações e Máquinas de Fluxos.
O conceito máximo do MEC reflete o comprometimento da Unoesc com uma formação de excelência, que alia teoria e prática, preparando profissionais capazes de transformar o setor industrial da região. As inscrições para o Seletivo Unoesc 2025 já estão abertas e podem ser realizadas pelo site vestibular.unoesc.edu.br. A Universidade está credenciada no Programa Universidade Gratuita do Governo de Santa Catarina e também oferta bolsas de estudo pelo ProUni do Governo Federal.