Página inicial O que acontece Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental realiza visita técnica ​à​ maior Usina Solar do Brasil
Graduação Geral Videira

Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental realiza visita técnica ​à​ maior Usina Solar do Brasil

No dia 12 de maio​,​ acadêmicos e professores do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, da Unoesc Videira​,​ realizaram visita técnica ​à​ Empresa Tractebel Energia, localizada no município ​catarinense ​de ​Capivari de Baixo​,​ fronteira com Tubarão. Pertencente ao Grupo ENGIE Brasil Energia, a empresa destaca-se por suas ​u​sinas geradoras de eletricidade. Na oportunidade, os acadêmicos […]


No dia 12 de maio​,​ acadêmicos e professores do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, da Unoesc Videira​,​ realizaram visita técnica ​à​ Empresa Tractebel Energia, localizada no município ​catarinense ​de ​Capivari de Baixo​,​ fronteira com Tubarão. Pertencente ao Grupo ENGIE Brasil Energia, a empresa destaca-se por suas ​u​sinas geradoras de eletricidade.

Na oportunidade, os acadêmicos e professores conheceram a termelétrica Jorge Lacerda​, composta por 3 usinas térmicas movidas a combustível fóssil-carvão, considerado o maior complexo termelétrico da América Latina.

Ainda, visitaram a maior Usina Solar do Brasil, a Cidade Azul​, formada por 19.424 painéis solares, ocupa​ndo​ área de 10 hectares e ​que ​possui capacidade de geração de energia para 2,5 mil casas. Com um investimento de R$ 30 milhões, é considerada um marco no ramo de energias renováveis. No local, além de estarem instaladas placas solares com tecnologias de ponta, também encontra-se um aerogerador, que produz energia através dos movimentos do vento.

O Brasil possui características favoráveis​à​ implantação de energias renováveis como es​s​as. Para a acadêmica Cibele Alice de Costa​,​ que ​participou da vis​i​ta técnica​, a oportunidade de conhecer 3 dos atuais modelos de fontes geradoras de energia, sendo duas de ordem renovável​,​ foi muito interessante.

— Compreender ​assistindo a​o funcionamento des​s​as ​usinas ​e poder realizar uma comparação entre ambas, nos faz chegar ​à​ conclusão de que​,​ além de serem fontes totalmente limpas e, portanto, não prejudiciais ao meio ambiente, possuem grande capacidade de geração,​ ​sendo totalmente viáveis para implantação. Projetos como este, nos incentivam a continuar buscando o conhecimento, para que​,​ futuramente​,​ possamos difundir es​s​a tecnologia em todo o país — finalizou. 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.