Curso de Farmácia distribui caixas para fracionamento de medicamentos à população
O curso de Farmácia da Unoesc São Miguel do Oeste distribuiu 160 caixas para fracionamento de medicamentos à população dos municípios de São Miguel do Oeste, Bandeirante, Guaraciaba, Romelândia, Flor do Sertão e Santa Helena. As caixas, confeccionadas pelos bolsistas do curso, possuem três divisões internas com desenhos, que representam o período da manhã, tarde […]
Publicado em 10/05/2018
Por Unoesc
O curso de Farmácia da Unoesc São Miguel do Oeste distribuiu 160 caixas para fracionamento de medicamentos à população dos municípios de São Miguel do Oeste, Bandeirante, Guaraciaba, Romelândia, Flor do Sertão e Santa Helena. As caixas, confeccionadas pelos bolsistas do curso, possuem três divisões internas com desenhos, que representam o período da manhã, tarde e noite, facilitando o acondicionamento, fracionamento e a tomada correta da medicação.
Segundo o coordenador, professor doutor Eduardo Ottobelli Chielle, uma parcela da população, que frequenta as Unidades Básicas de Saúde (UBS), possui dificuldades em administrar seus medicamentos, além de acondicioná-los em locais inapropriados.
— Esses problemas ocorrem devido a essa parcela da população ser idosa, o que gera situações como dificuldade de memorização, diminuição da acuidade visual e da destreza manual. O analfabetismo é outro empecilho para identificar com segurança os medicamentos. Diante dessa problemática, surgiu a ideia de criar um método simples, porém de potencial eficácia e acessível a todos — destaca o professor.
A acadêmica Marina Ângela Volpato destaca que, a partir da utilização das caixas, as pessoas que fazem uso contínuo de medicamentos poderão ter um maior controle do uso.
— O uso incorreto de medicamentos pode causar riscos à saúde do paciente e com as caixas esperamos diminuí-los e proporcionar um maior bem-estar à população — ressalta a aluna.