Página inicial O que acontece Curso de Licenciatura em Educação Física da Unoesc promove atividades pedagógicas na APAE
Notícia Inserção Social Acessibilidade Comunidade São Miguel do Oeste

Em uma iniciativa exemplar de inclusão e desenvolvimento, os estudantes da 5ª fase do Curso de Licenciatura em Educação Física, da Unoesc São Miguel do Oeste, realizaram Atividades Práticas de Extensão (Apex) nas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Iraceminha, São José do Cedro, São Miguel do Oeste e Maravilha. O projeto, que envolveu estudantes bolsistas do Programa Universidade Gratuita, foi realizado de março a junho, proporcionando atividades físicas pedagógicas adaptadas, promovendo a inclusão social, o desenvolvimento motor e a interação.

Os estudantes de Educação Física passaram por um treinamento intensivo para aprender a lidar com as particularidades dos alunos das APAEs e adaptaram as atividades físicas de acordo com suas limitações e potencialidades. O orientador do projeto, professor Josiano Guilherme Puhle, destaca que a Apex iniciou com um planejamento detalhado das atividades, considerando as necessidades e capacidades dos participantes.

— A preparação foi crucial para garantir que as atividades fossem inclusivas e beneficiassem todos os alunos da APAE. Queríamos proporcionar uma experiência positiva e enriquecedora para eles — comenta o professor.

Os encontros se transformaram em momentos de alegria e aprendizado para os alunos da APAE. As atividades incluíram uma variedade de jogos, danças, exercícios de coordenação motora e atividades recreativas e esportivas adaptadas. Os estudantes da Unoesc também colheram frutos valiosos dessa experiência. Eles tiveram a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos, em um contexto real e desafiador, aprimorando suas habilidades profissionais e pessoais.

— Foi uma experiência transformadora. Aprendemos muito sobre empatia, adaptação e a importância de incluir todos nas aulas de Educação Física — relata Gabriela Bohnenberger Belitz, uma das estudantes de Educação Física envolvida na atividade.

A parceria entre a Unoesc e as APAEs da região se mostrou extremamente frutífera, destacando a importância de iniciativas que promovem a inclusão e o desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais.

— Estamos muito satisfeitos com os resultados e agradecemos a parceria com as instituições. Projetos como esse são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, além de destacar uma importante área de atuação e intervenção dos profissionais de Educação Física — concluiu o professor Josiano.

O impacto positivo do projeto de extensão dos estudantes de Educação Física da Unoesc nas APAEs é um exemplo inspirador de como a educação e a prática pedagógica podem transformar vidas, promovendo a inclusão e o desenvolvimento de todos os membros da comunidade.