Curso de Medicina promove roda de conversa com o renomado professor Celmo Celeno Porto
Publicado em 09/12/2024
Por Imprensa Unoesc
O curso de Medicina da Unoesc Joaçaba realizou, no dia 3 de dezembro, uma roda de conversa com o professor Doutor Celmo Celeno Porto, autor do livro “Cartas aos Estudantes de Medicina”. O evento, no formato on-line, foi voltado aos 32 estudantes da primeira fase e integrou o componente curricular “Linguagem e Método Científico”.
Após a leitura do livro, realizada durante o semestre, os acadêmicos elaboraram questionamentos sobre os conteúdos abordados nas cartas e/ou a partir de reflexões suscitadas pelos textos. O professor Porto respondeu às perguntas, promovendo debates significativos e aprofundando as discussões.
De acordo com a professora Regina Oneda Mello, responsável pela atividade, o evento proporcionou um ambiente de aprendizado, fortalecendo o entendimento sobre a formação médica, estimulando a reflexão sobre os desafios da ética e da prática, bem como da importância do cuidado humanizado, inspirando os futuros profissionais em sua trajetória acadêmica e profissional.
— A interação com o professor Celmo Celeno Porto foi enriquecedora, especialmente pelo conteúdo compartilhado sobre o significado de ser médico. As falas foram marcantes e conectadas à nossa formação. Oportunidades como essa não têm preço — ressaltou a estudante Eduarda Kaori Brancher Watanabe.
— O professor Porto é reconhecido e admirável como médico e professor. Levarei seus ensinamentos para a minha vida pessoal e profissional — destacou a estudante Carla Eduarda Brustolin.
— Moldar as nossas próprias perguntas, visando debater curiosidades tanto da obra quanto da carreira do professor, foi incrível. Tenho certeza que cada um mudou a sua visão de vida e o que compreende sobre exercer a profissão de médico — enalteceu o estudante Carlos Henrique Agostini.
Além da professora Regina Oneda Mello, participaram da roda de conversa o coordenador do curso, professor Doutor Roberto Rheingantz da Cunha Filho, e as professoras Maria Esther Duran Traverso, Marcelina Mezzomo Debiasi e Carmen Yone Raiser da Cruz.