Página inicial O que acontece Curso de Medicina Veterinária da Unoesc conquista conceito quatro no MEC
Graduação São Miguel do Oeste

Curso de Medicina Veterinária da Unoesc conquista conceito quatro no MEC

O curso de Medicina Veterinária da Unoesc São Miguel do Oeste conquistou  conceito quatro, numa escala de um a cinco, na avaliação do MEC. O conceito geral quatro indica um perfil muito bom de qualidade. Segundo a diretora de Graduação, professora Marilene Stertz, o curso recebeu vários conceitos cinco na organização didático-pedagógica; no corpo docente […]

O curso de Medicina Veterinária da Unoesc São Miguel do Oeste conquistou  conceito quatro, numa escala de um a cinco, na avaliação do MEC. O conceito geral quatro indica um perfil muito bom de qualidade. Segundo a diretora de Graduação, professora Marilene Stertz, o curso recebeu vários conceitos cinco na organização didático-pedagógica; no corpo docente e tutorial e na infraestrutura.

Os destaques foram para a titulação e regime de trabalho do corpo docente (professores com tempo integral e parcial); produção científica, cultural, artística e tecnológica; bibliografia básica e complementar; periódicos especializados; laboratórios didáticos especializados; clínicas veterinárias e Fazenda Escola.

Segundo a coordenadora de Medicina Veterinária, professora Daniele Cristine Beuron, todo estudante que deseja obter um ensino de qualidade e seguir uma carreira promissora deve ficar atento ao conceito que o curso recebe do MEC e avaliar se a instituição é reconhecida pelo Ministério.

— Além de evidenciar a qualidade do curso de Medicina Veterinária da Unoesc, a nota obtida reforça a importância desses profissionais junto à comunidade. Vamos evoluir cada vez mais com o objetivo de conquistar o conceito cinco nas próximas avaliações — destaca a professora Daniele.

A primeira turma de Medicina Veterinária da Unoesc concluirá a graduação no final de 2018. A acadêmica Daniela Lippert está entre os 28 alunos da primeira turma.  A um ano de se formar, ela já faz planos para o seu futuro profissional: quer atuar na área de clínica cirúrgica de pequenos animais.

— A conquista do conceito quatro na avaliação do MEC facilitará o nosso ingresso no mercado de trabalho. A nota reflete a qualidade da estrutura do curso e o comprometimento dos professores em formar profissionais qualificados — avalia a futura médica veterinária.

Estrutura moderna para produção do conhecimento

Hospital Veterinário de Pequenos Animais

O moderno Hospital Veterinário, de 1.651,92 metros quadrados, conta com laboratórios de Análises Clínicas, Microbiologia Veterinária, Parasitologia, Histopatologia e Necropsia. Além disso, salas de recepção e atendimento, salas de aula, dois consultórios, sala de Raio X e de ultrassom, estoque de medicamento, necropsia, alojamento, centro cirúrgico, local de internamento para animais selvagens, cães e gatos, sala de pré e pós-operatório.

Segundo a professora Daniele Cristine Beuron, os futuros médicos veterinários têm aulas práticas, participam de cursos  de extensão, monitorias, treinamentos e de projetos de pesquisa na CliniVet. A CliniVet também oferece serviços à comunidade como diagnóstico microbiológico, histopatológico, parasitológico, necropsia, diagnóstico por imagem, análises clínicas, clínica, cirurgia, anestesia, consultas e vacinas.

Na CliniVet, os acadêmicos e  integrantes do Núcleo de Estudos em Vida Selvagem (NEVS), têm a oportunidade de acompanhar de perto a rotina do Ambulatório de Animais Selvagens e do Departamento de Patologia. Além de aprimorar o conhecimento dos futuros médicos veterinários sobre medicina, manejo e conservação, a produção científica do NEVS fornece dados a respeito da conservação e da ecologia dos animais silvestres, que podem ser utilizados em planejamentos e na estruturação de novas metas para a conservação da biodiversidade brasileira.

Os alunos também contam com um moderno laboratório de Anatomia Animal para o desenvolvimento de aulas práticas e pesquisas.

Fazenda Escola e Hospital Veterinário de Grandes Animais

A Fazenda Escola está localizada na Linha Esquina Derrubada Alta, no interior de São José do Cedro, em uma área de 54 hectares. No local, os futuros médicos veterinários desenvolvem atividades práticas e pesquisas de renome nacional e internacional.

Na Fazenda Escola, o acadêmico tem à disposição um moderno Hospital Veterinário de Grandes Animais de 1.167 metros quadrados. Segundo o professor, doutor José Francisco Xavier da Rocha, o primeiro andar é destinado aos atendimentos e cirurgias. No segundo andar, os alunos podem acompanhar a realização dos procedimentos por meio de um anfiteatro.

O hospital abriga os laboratórios de reprodução, tecnologia de produtos de origem animal e laboratório multidisciplinar. A estrutura é composta ainda por bloco cirúrgico, farmácia, Raio X portátil, consultório, quatro baias para ovinos, três baias para bovinos e quatro para equinos. As baias são amplas, possuem ambiente climatizado, com acesso a comedouros e bebedouros.

Os acadêmicos também têm à disposição, na Fazenda Escola, sala de necropsia, laboratório de bromatologia e de nutrição animal.  Neste laboratório, os estudantes têm equipamentos modernos para a prestação de serviços e realização de atividades de pesquisas voltadas à nutrição animal e a composição química dos alimentos. O laboratório recebe bolsistas de iniciação científica de diversos órgãos fomentadores de pesquisa.

José destaca que no local são desenvolvidas atividades pedagógicas, de extensão e pesquisa, de olho na qualidade do ensino e atendendo os anseios e necessidades da comunidade.

— A Fazenda Escola e o Hospital Veterinário são ferramentas únicas de aprendizagem, pois proporcionam a realização de atividades práticas relacionadas à clínica veterinária, reprodução, nutrição e sanidade animal, além de proporcionar uma visão correta sobre a produção de alimento de origem animal — frisa o professor.