Página inicial O que acontece Curso de Pedagogia da Unoesc promove formação sobre a arte de contar histórias
Notícia Extensão São Miguel do Oeste

Curso de Pedagogia da Unoesc promove formação sobre a arte de contar histórias

A Unoesc São Miguel do Oeste, em parceria com o Festival Literário FLISMO, promove o curso “Contar Histórias – Horizontes para o Milmaravilhoso”, uma formação gratuita voltada para educadores, contadores de histórias e artistas. A atividade faz parte da programação cultural do Curso de Pedagogia e será ofertada em dois momentos: a primeira turma, nos dias 18 e 19 de outubro, e a segunda turma, nos dias 24 e 25 de outubro, na sala 2 do bloco F3 da Universidade.

O curso, ministrado por Josiane Geroldi, da Cia Contacausos, oferece uma jornada pelos fundamentos da contação de histórias, explorando desde a tradição oral até técnicas de preparação e performance narrativa. Segundo a narradora, o objetivo é proporcionar o desenvolvimento de um repertório próprio e incentivar habilidades essenciais para a prática da contação de histórias.

Durante as oficinas, os participantes aprenderão sobre a escolha de contos, técnicas de preparação vocal e corporal e a importância do papel do narrador como mediador cultural e agente de preservação da tradição oral. O conteúdo programático também abordará a reflexão sobre os espaços de atuação dos contadores de histórias e a performance narrativa, com foco em ritmo, presença cênica e conexão com o público.

Com mais de 20 anos de experiência, Josiane Geroldi é referência na narração artística e na valorização das histórias populares do interior do Brasil. Fundadora da Cia Contacausos, a narradora já circulou por diversos Estados brasileiros, levando suas oficinas e espetáculos para festivais, teatros e comunidades, além de ser premiada em editais culturais.

As inscrições para o curso “Contar Histórias – Horizontes para o Milmaravilhoso” podem ser realizadas gratuitamente no link. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (49) 3631 1003. As vagas são limitadas.

Sobre o FLISMO

O Festival Literário de São Miguel do Oeste (FLISMO) é um projeto aprovado pela lei de incentivo cultural PIC de Santa Catarina e possui o patrocínio master do Bonno Atacado e Varejo e do Vipi Supermercados. O projeto contempla, além das Oficinas de Contação de Histórias, um festival que será realizado no primeiro semestre de 2025.