Página inicial O que acontece Curso de Pedagogia participa da 2ª Semana Literária promovida pela Prefeitura de Xanxerê
Notícia Cultura Xanxerê

A “2ª Semana Literária”, realizada pela Prefeitura de Xanxerê entre os dias 21 e 24 de outubro, foi marcada pela participação do curso de Pedagogia da Unoesc Xanxerê. O evento, que aconteceu na Biblioteca Pública Municipal Caldas Júnior, integrou as celebrações da “Semana Nacional do Livro e da Biblioteca”, instituída pelo Decreto n. 84.631/1980, reforçando a importância da leitura e das bibliotecas na vida cultural e educacional do país.

O curso de Pedagogia da Unoesc Xanxerê teve papel de destaque na programação. Na abertura do evento, a professora Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, docente de Língua Portuguesa e Literatura Infantil, apresentou a palestra “A formação de leitores em um mundo capturado pelas telas”. A temática abordou os desafios e as oportunidades para incentivar o hábito da leitura em uma era dominada pelas tecnologias digitais. Em seguida, a professora apresentou seu livro “Leitura e cárcere: (entre)linhas e grades, o leitor preso e a remição de pena”, com sessão de autógrafos.

Outro momento especial foi protagonizado pelas acadêmicas do curso de Pedagogia, que, na tarde do dia 23 de outubro, encantaram o público com uma contação de histórias. A apresentação destacou-se pela criatividade e sensibilidade, proporcionando momentos de interação e encantamento para os participantes. A iniciativa demonstrou o compromisso das futuras pedagogas com a promoção da literatura e do desenvolvimento educacional desde a infância.

Para a professora Rossaly, o incentivo à leitura desde os primeiros anos de vida é crucial para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças.

— Escutar histórias é o início de um caminho infinito de descobertas pessoais e de entendimento do mundo. 90% das conexões cerebrais que vamos ter ao longo da vida se formam nos três primeiros anos. Oferecer literatura às crianças desde os primeiros meses contribui para que elas possam exercer seu direito de transformar o mundo por meio da imaginação e da criação — comentou Rossaly.

A coordenadora do curso de Pedagogia da Unoesc Xanxerê, professora Ana Paula de Oliveira Scherer, acompanhou a participação do curso no evento e ressaltou a importância da experiência para a formação dos estudantes.

— A Semana Literária foi um evento de grande relevância para o curso, proporcionando momentos de reflexão e aprendizado. A participação ativa das acadêmicas na contação de histórias foi inspiradora e reforçou o papel da literatura na formação docente. Ficou evidente o comprometimento da equipe e das estudantes com a inovação e a qualidade no ensino — destacou a coordenadora.

Além da presença do curso de Pedagogia da Unoesc, o evento contou com diversas outras atividades culturais e literárias, como oficinas de desenho inspiradas em autores locais, intervenções teatrais com artistas da região e um happy hour com escritores, que contribuíram para fomentar a leitura e escrita na comunidade de Xanxerê.