Página inicial O que acontece Curso de Pedagogia promove evento de valorização à arte e à cultura
Graduação Cultura Videira

Curso de Pedagogia promove evento de valorização à arte e à cultura

O curso de Pedagogia da Unoesc Videira, através do componente curricular Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino da Arte, realizou na segunda-feira (11),  uma exposição que retrata a Cultura Popular Brasileira. O evento, que já está na sua 5ª edição, tem por objetivo proporcionar ao acadêmico o conhecimento da cultura brasileira por meio das etnias que formam a nossa […]


O curso de Pedagogia da Unoesc Videira, através do componente curricular Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino da Arte, realizou na segunda-feira (11),  uma exposição que retrata a Cultura Popular Brasileira. O evento, que já está na sua 5ª edição, tem por objetivo proporcionar ao acadêmico o conhecimento da cultura brasileira por meio das etnias que formam a nossa identidade e contou com as presenças do coral dos idosos do Centro de Eventos Vitória (Cevi), familiares dos acadêmicos, professores e coordenadores de cursos e seus alunos.

Segundo a professora Sueli Trindade, o evento procurou apresentar o contexto histórico, social e cultural por meio da dança, da música e da gastronomia africana e europeia, e os ciclos do folclore, festa junina, natalina e carnaval.

— O evento apresentou o contexto histórico, social e cultural das etnias por meio das linguagens visuais: artes plásticas, dança, música, crenças, objetos utilizados no trabalho e no lazer, simpatias, rezas, símbolos, fotografias antigas, vestuário, decoração e a gastronomia típica de cada cultura — observa.

Para Sueli Trindade, esta ação educativa possibilitou a experiência estética e a aprendizagem significativa além da sala de aula. Foi de grande relevância enquanto formação acadêmica, socialização e intervenção da comunidade no espaço universitário. Ela explica que os estudos teóricos e práticos no ensino da arte no curso de Pedagogia centralizam-se na poética, na percepção, na estética e no ser sensível. 

— O conhecimento da cultura popular brasileira contribui no ensino da arte, como teoria e prática pedagógica na formação acadêmica. Portanto, a imaginação e a criatividade de expressar pensamentos, ideias e sentimentos por meio das diversas formas artísticas que viabilizem a compreensão e a importância da arte na educação, devem estar sempre presentes — reforça. 

O trabalho contou com apresentações das alunas da 7ª fase de Pedagogia que, divididas em grupo, procuraram ressaltar os diferentes costumes nas mais variadas regiões brasileiras, suas peculiaridades e costumes.

Exposição Tela Viva

Na mesma noite, as acadêmicas do curso também realizaram a exposição Tela Viva, com o objetivo de proporcionar um contato direto com a obra de arte e, consequentemente, obter uma experiência estética por meio da percepção, sensibilidade e comunicação visual, sendo, por um momento,  o personagem principal da obra de arte.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.