Curso de Pedagogia promove mais um encontro do Ciclo de Debates em Educação
O curso de Pedagogia da Unoesc realizou, no final deste mês, a mesa-redonda “As vozes da experiência no processo de alfabetização e letramento”. A atividade, que faz parte do 4º Ciclo de Debates em Educação, reuniu acadêmicos de Pedagogia no auditório da Universidade. Durante a mesa-redonda, as professoras alfabetizadoras, Maristela Bernardi, Rosalina Domingues e Sandra […]
Publicado em 30/10/2019
Por Unoesc
O curso de Pedagogia da Unoesc realizou, no final deste mês, a mesa-redonda “As vozes da experiência no processo de alfabetização e letramento”. A atividade, que faz parte do 4º Ciclo de Debates em Educação, reuniu acadêmicos de Pedagogia no auditório da Universidade.
Durante a mesa-redonda, as professoras alfabetizadoras, Maristela Bernardi, Rosalina Domingues e Sandra de Brito, relataram suas experiências com o processo de alfabetização e letramento no 1º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As professoras destacaram os desafios, os métodos e metodologias utilizados, os saberes necessários para ser professora alfabetizadora e socializaram materiais com produções de crianças em processo de alfabetização.
Segundo a coordenadora do curso, professora Giovana Di Domênico Silva, é fundamental que o futuro professor alfabetizador conheça quais são os saberes, desafios e práticas pedagógicas necessárias para realizar com eficiência o trabalho, desenvolvendo a capacidade de leitura, escrita e o senso-crítico do aluno.
— Dialogar com professores que, no dia a dia da escola, desenvolvem essa tarefa é uma experiência ímpar, que possibilita ao futuro pedagogo compreender a relação que existe no processo teórico-prático da alfabetização e do letramento — conclui a professora.
A acadêmica Marciane Herbert destaca que ouvir as experiências e os relatos das professoras ajudou a entender melhor como ocorre o processo de alfabetização nas escolas.
— A alfabetização é um caminho muito importante a ser trilhado, tanto para os alunos quanto para quem tem a função de ensinar, pois ela nos traz a alegria de ver os resultados obtidos com esforço e dedicação e nos impulsiona a buscar mais conhecimentos — conclui a acadêmica.