Curso de Pedagogia promove noite cultural com participação de alunos e familiares
Na primeira semana do mês de abril, o curso de Pedagogia da Unoesc Videira, realizou mais um evento cultural, na sua sexta edição, por meio do componente curricular Estudos Teórico-Práticos do Ensino da Arte, organizado pela Profa. Sueli Perazzoli Trindade e acadêmicas da sétima fase, com o objetivo de proporcionar conhecimento da arte e das etnias […]
Publicado em 18/04/2018
Por Unoesc
Na primeira semana do mês de abril, o curso de Pedagogia da Unoesc Videira, realizou mais um evento cultural, na sua sexta edição, por meio do componente curricular Estudos Teórico-Práticos do Ensino da Arte, organizado pela Profa. Sueli Perazzoli Trindade e acadêmicas da sétima fase, com o objetivo de proporcionar conhecimento da arte e das etnias que formam a cultura popular brasileira.
A Noite Cultural apresentou o contexto histórico, social e cultural das etnias indígena, africana e europeia, por meio das linguagens visuais artes plásticas, dança, música, crenças, objetos utilizados no trabalho e no lazer, simpatias, rezas, símbolos, fotografias antigas, vestuário, decoração e a gastronomia típica de cada cultura.
— É importante mencionar que o evento contou com a participação dos acadêmicos do curso de Pedagogia e seus familiares, de Educação Física, Nutrição e Psicologia, o qual teve êxito quanto formação acadêmica, socialização e interação com a comunidade no espaço universitário. Esta ação educativa possibilitou a experiência estética e a aprendizagem significativa além da sala de aula entre todos os participantes do evento cultural— reiterou Sueli.
Ela explica que os estudos teóricos e práticos no ensino da arte no curso de Pedagogia da Unoesc Videira centralizam-se na poética, na percepção, na estética e no ser sensível. Com o desenvolvimento do contexto social, cultural e econômico, os processos do ensino e da aprendizagem no contexto atual apresentam uma nova configuração na maneira de pensar, fazer e contemplar a diversidade cultural com vistas à interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade.
O conhecimento da cultura popular brasileira, ressalta Sueli Trindade, contribui nos processos do ensino e da aprendizagem, como teoria e prática pedagógica na formação acadêmica. Portanto, a imaginação e a criatividade expressam pensamentos, ideias e sentimentos por meio das diversas formas artísticas que viabilizem a compreensão e a importância da arte na educação da infância.
— As experiências culturais possibilitam a construção do conhecimento para além e entre as áreas dos saberes por meio do diálogo, das reflexões, das produções e da percepção do contexto histórico, social e cultural— finalizou.