Página inicial O que acontece Curso de Pedagogia promove noite cultural com participação de alunos e familiares
Graduação Cultura Videira

Curso de Pedagogia promove noite cultural com participação de alunos e familiares

Na primeira semana do mês de abril, o curso de Pedagogia da Unoesc Videira, realizou mais um evento cultural,​ na sua ​sexta edição​,​ por meio do componente curricular Estudos Teórico-Práticos do Ensino da Arte, organizado pela Profa. Sueli Perazzoli Trindade e acadêmicas da sétima fase, com o objetivo de proporcionar conhecimento da arte e das etnias […]


Na primeira semana do mês de abril, o curso de Pedagogia da Unoesc Videira, realizou mais um evento cultural,​ na sua ​sexta edição​,​ por meio do componente curricular Estudos Teórico-Práticos do Ensino da Arte, organizado pela Profa. Sueli Perazzoli Trindade e acadêmicas da sétima fase, com o objetivo de proporcionar conhecimento da arte e das etnias que formam a cultura popular brasileira.

A ​N​oite Cultural apresentou o contexto histórico, social e cultural das etnias ​indígena, ​africana e europeia, por meio das linguagens visuais artes plásticas, dança, música, crenças, objetos utilizados no trabalho e no lazer, simpatias, rezas, símbolos, fotografias antigas, vestuário, decoração e a gastronomia típica de cada cultura.

— ​É importante menciona​​r que ​o​ evento ​contou com​ a participação dos acadêmicos do ​c​urso ​de ​Pedagogia e seus familiares, ​de ​Educação Física, Nutrição e Psicologia​,​ o qual teve êxito quanto formação acadêmica, socialização e inter​ação com a comunidade no espaço universitário. Esta ação educativa possibilitou a experiência estética e a aprendizagem significativa além da sala de aula​ entre todos os participantes do evento cultural— reiterou Sueli.

Ela explica  que os estudos teóricos e práticos no ensino da arte no curso de ​P​edagogia da Unoesc Videira centralizam-se na poética, na percepção, na estética e no ser sensível. Com o desenvolvimento do contexto social, cultural e econômico​,​ os processos do ensino e da aprendizagem no contexto atual apresentam uma nova configuração na maneira de pensar, fazer e contemplar a diversidade cultural com vistas ​à​ interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade.

O conhecimento da cultura popular brasileira, ressalta Sueli Trindade, contribui nos processos do ensino e da aprendizagem, como teoria e prática pedagógica na formação acadêmica. Portanto, a imaginação e a criatividade expressa​m​ pensamentos, ideias e sentimentos por meio das diversas formas artísticas que viabilizem a compreensão e a importância da arte na educação da infância.

— As experiências culturais possibilitam a construção do conhecimento para além e entre as áreas dos saberes por meio do diálogo, das reflexões, das produções e da percepção do contexto histórico, social e cultural— finalizou.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.