Curso de Psicologia avalia encontros do Grupo Psicoterapêutico Basta
Os encontros do Grupo Psicoterapêutico Basta estão sendo realizados, desde o mês de outubro, na Unoesc Pinhalzinho e Maravilha. Segundo o coordenador do curso de Psicologia, professor Álvaro Cielo Mahl, os encontros realizados até o momento são positivos. O Grupo atende homens autores de violência contra a mulher, em contexto de violência doméstica, encaminhados pelo […]
Publicado em 19/12/2019
Por Unoesc
Os encontros do Grupo Psicoterapêutico Basta estão sendo realizados, desde o mês de outubro, na Unoesc Pinhalzinho e Maravilha. Segundo o coordenador do curso de Psicologia, professor Álvaro Cielo Mahl, os encontros realizados até o momento são positivos. O Grupo atende homens autores de violência contra a mulher, em contexto de violência doméstica, encaminhados pelo Poder Judiciário, por meio de medidas protetivas.
— O desenvolvimento desses grupos reflexivos e terapêuticos tem promovido um espaço de escuta compartilhada, por meio da troca de experiências, estimulando o rompimento do ciclo de violência e ajudado os autores no reconhecimento dos efeitos da violência nos contextos em que estão inseridos — destaca o professor Álvaro Cielo Mahl.
De acordo com o professor que está à frente do projeto, Anderson Schuck, há uma ampliação progressiva dos encaminhamentos e a necessidade de continuidade do atendimento, em 2020, aos homens já encaminhados. Ele acrescenta que o perfil dos participantes é diversificado; eles têm entre 25 e 60 anos de idade, com ou sem histórico de reincidência em episódios de violência doméstica, que contemplam, principalmente, agressões psicológicas, morais e físicas.
O Programa Basta é uma parceria firmada entre a Unoesc, Polícia Civil, Prefeitura de Pinhalzinho, Ministério Público e Poder Judiciário.