Página inicial O que acontece Curso de Psicologia da Unoesc apresenta projetos sociais inovadores desenvolvidos pelos estudantes
Notícia Unoesc Estudante São Miguel do Oeste

Os estudantes da 7ª fase do Curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste apresentaram diversos projetos sociais desenvolvidos na disciplina de Psicologia e Intervenção Psicossocial. A atividade acadêmica contou com a presença de representantes da Rede Catarina da Polícia Militar, Polícia Civil, do Centro de Atendimento Socioeducativo para Menores Infratores (CASE), a psicóloga Alcione Seghetto, a enfermeira Raquel, entre outros.

Os projetos sociais foram construídos ao longo do semestre, tendo como base a realidade da comunidade. De acordo com a Coordenadora do Curso, professora Lisandra Antunes de Oliveira, os estudantes realizam um diagnóstico situacional e levantam as necessidades de uma entidade ou grupo, iniciando assim a construção de um projeto social que visa atender a essas demandas específicas.

Entre os projetos desenvolvidos, com o apoio dos bolsistas do programa Universidade Gratuita, a Rede Catarina foi contemplada com um programa voltado para mulheres vítimas de violência. Sem a presença de um psicólogo atuando diretamente, os estudantes propuseram a criação de grupos de apoio para trabalhar diversos temas, incluindo o resgate da autoestima dessas mulheres.

O CASE foi beneficiado com um projeto focado na reinserção social dos jovens que cumprem medida socioeducativa. O plano inclui a construção de uma república para moradia e a preparação desses jovens para o mercado de trabalho, contribuindo para sua reintegração na sociedade.

Outros projetos incluíram iniciativas para a Rede Feminina de Combate ao Câncer, com a presença de profissionais da oncologia e da psicologia, além de projetos voltados para escolas, educação infantil e capacitação de professores. Os convidados que acompanharam as apresentações, incluindo os beneficiados pelos projetos, puderam testemunhar o impacto positivo dessas iniciativas.

A Coordenadora do Curso destacou a importância desses projetos para o desenvolvimento dos estudantes.

— Quando eles desenvolvem esses projetos, acreditam na sua própria capacidade e autonomia para gerenciar trabalhos na psicologia. Aprendem sobre ética, trabalho interdisciplinar e como articular redes de apoio no município. Diversas habilidades são desenvolvidas, incluindo socioemocionais, técnicas e digitais, uma vez que confeccionam materiais tanto físicos quanto digitais para distribuição nos locais atendidos — afirma Lisandra.

A apresentação destes projetos sociais do Curso de Psicologia reafirma o compromisso da Unoesc com a responsabilidade social e o papel transformador da educação. As iniciativas não só atendem às necessidades da comunidade, mas também proporcionam uma formação prática e significativa para os futuros psicólogos, preparando-os para enfrentar os desafios profissionais com competência e sensibilidade.