Curso de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho promove evento sobre Ética Profissional
Publicado em 12/08/2024
Por Imprensa São Miguel d'Oeste
O Curso de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho promoveu um evento focado em “Ética Profissional em Psicologia: Temas e Dilemas Contemporâneos”, que trouxe à tona discussões essenciais para a formação e atuação dos futuros psicólogos. O evento foi conduzido por duas representantes do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP/SC), Eloisa Bido e Maria Carolina da Silveira Moesch, que compartilharam com os estudantes do Curso as suas experiências e conhecimentos sobre a prática ética na Psicologia.
Conforme o Coordenador do Curso, professor Alvaro Mahl, o objetivo principal do evento foi fomentar um debate qualificado sobre a formação ética dos profissionais da Psicologia e fortalecer o diálogo com o Conselho Regional de Psicologia.
— Discutir sobre o exercício ético na profissão de Psicologia é de fundamental importância, uma vez que todas as atividades, sem exceção, realizadas pelo psicólogo, em sua trajetória profissional, estão ligadas a relações interpessoais e/ou institucionais. Por isso, é crucial que o psicólogo desenvolva habilidades e competências para estabelecer essas relações a partir de padrões de conduta aceitáveis ou estabelecidos pela sociedade — destaca o professor.
Mahl enfatiza que uma formação sólida em ética, aliada à formação técnica, permite ao psicólogo atuar de maneira eficaz e eficiente em qualquer campo de atuação.
— Esse tema é fundamental para a vida profissional e pessoal dos psicólogos, pois permite vislumbrar modos formais, como o Código de Ética Profissional, e não formais, como os valores morais, que norteiam as condutas profissionais e pessoais de cada um em nossa sociedade — completa o Coordenador.
O evento contribuiu significativamente para a reflexão sobre os conceitos de ética no exercício da profissão, destacando a importância de uma formação ética robusta para o reconhecimento e valorização do trabalho dos psicólogos, beneficiando tanto os profissionais quanto as pessoas e instituições atendidas, além de reforçar o impacto positivo na sociedade como um todo.