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Graduação Geral Videira

Curso de Psicologia de Videira realiza orientação profissional nas escolas estaduais

Durante o ano de 2021, os estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio da rede estadual de ensino, dos municípios de Videira, Fraiburgo, Iomerê, Arroio Trinta, Salto Veloso, Tangará e Pinheiro Preto receberão orientação profissional por parte dos professores psicólogos da Unoesc de Videira. Ao todo, a atividade atinge aproximadamente 1.000 alunos dos respectivos municípios. […]


Durante o ano de 2021, os estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio da rede estadual de ensino, dos municípios de Videira, Fraiburgo, Iomerê, Arroio Trinta, Salto Veloso, Tangará e Pinheiro Preto receberão orientação profissional por parte dos professores psicólogos da Unoesc de Videira. Ao todo, a atividade atinge aproximadamente 1.000 alunos dos respectivos municípios.

A atividade de orientação profissional proposta pelo curso de Psicologia ocorre desde 2017 e tem por objetivo realizar um diálogo sobre o desafio da escolha profissional, além de realizar a aplicação do Teste de Avaliação dos Interesses Profissionais (AIP), que são posteriormente avaliados e devolvidos individualmente, contribuindo no direcionamento das futuras escolhas profissionais.

O teste AIP busca identificar as áreas de interesses profissionais, havendo posterior classificação de respostas de acordo com os registros realizados. Em função da pandemia iniciada em 2020, a atividade não pôde ocorrer nas escolas, o que gerou, de acordo com diretores destas, num processo de maior ansiedade frente à seleção de uma carreira profissional.

De acordo com o coordenador do curso, prof. Dr. Adriano Schlösser, a construção de espaços dialógicos na escolha profissional é fundamental para favorecer escolhas assertivas frente à futura profissão:

– Verificamos atualmente, as dúvidas frente à escolha profissional e mercado de trabalho, além da dificuldade do aluno em obter informações satisfatórias sobre áreas profissionais e suas características individuais. O auxílio proposto pela orientação profissional permite integrar informações de áreas profissionais e características do aluno que são elementos que contribuam para uma escolha com menor chance de frustração – aponta o professor Adriano.

De acordo com o prof. Dr. Giancarlo de Aguiar, docente do curso e responsável pelo trabalho desenvolvido nas escolas, a escolha profissional demarca um importante momento no processo de desenvolvimento do aluno:

—Sabe-se que a escolha de uma profissão é uma necessidade e, a cada ano que passa, os adolescentes encontram maiores dificuldades para decidir sobre qual, entre centenas de opções de escolha profissional, será a sua— reflete o professor Giancarlo.

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