Curso de Psicologia ministra palestra à Rede Feminina de Combate ao Câncer
O curso de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho ministrou, na última semana, a palestra “Eu e o câncer: diálogo sobre empoderamento”, para a Rede Feminina de Combate ao Câncer do município de Caibi. A palestra foi ministrada pela professora Ana Paula Risson. Segundo o coordenador do curso, professor Álvaro Cielo Mahl, o enfrentamento do câncer é […]
Publicado em 11/06/2018
Por Unoesc
O curso de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho ministrou, na última semana, a palestra “Eu e o câncer: diálogo sobre empoderamento”, para a Rede Feminina de Combate ao Câncer do município de Caibi. A palestra foi ministrada pela professora Ana Paula Risson.
Segundo o coordenador do curso, professor Álvaro Cielo Mahl, o enfrentamento do câncer é um processo que pode causar sofrimentos psíquicos, em decorrência da realização de tratamentos, mudanças do corpo e mudanças na rotina de vida.
— Para as mulheres, em especial, a autoestima, autoavaliação e a autoconfiança podem ficar debilitadas, uma vez que os tratamentos quimioterápicos interferem, diretamente, na sua aparência física. Nesse sentido, é fundamental criar espaços para conversar sobre embelezamento e empoderamento feminino — destaca o professor.
A acadêmica do curso e estagiária da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Denise Sasso, diz que as mulheres que enfrentam o câncer precisam ser ouvidas.
— Para essas mulheres que viram seus corpos se transformarem, após ou durante o tratamento, foi de extrema importância esse momento para desconstruir aquilo que a sociedade tanto cobra de todas as mulheres: estar bonita, independente de como está o seu emocional — salienta a estudante.