Página inicial O que acontece Curso de Psicologia participa de ação de combate à exploração infantil
Graduação Inserção Social Pinhalzinho

Curso de Psicologia participa de ação de combate à exploração infantil

O curso de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho participou sábado, dia 16, do  dia Bem-me-quer na Escola Municipal Maria Terezinha. A ação, promovida pelo Fórum Municipal pelo Fim da Violência e Exploração de Crianças e Adolescentes, marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil, lembrado no dia 18 de maio.  Durante […]


O curso de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho participou sábado, dia 16, do  dia Bem-me-quer na Escola Municipal Maria Terezinha. A ação, promovida pelo Fórum Municipal pelo Fim da Violência e Exploração de Crianças e Adolescentes, marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil, lembrado no dia 18 de maio. 

Durante toda a tarde, foram oferecidas diversas atividades esportivas, culturais, de lazer e saúde. De acordo com o coordenador do curso, professor Álvaro Cielo Mahl, as acadêmicas participaram com a Tenda do Anjo.

— O projeto desenvolve estratégias de prevenção à violência contra crianças do município de Pinhalzinho. Além disso, identifica, acolhe, atende, cuida e protege crianças em situação de violência — salienta o professor, lembrando que o projeto é desenvolvido, desde o início do ano, nos Centros de Educação Infantil.  As acadêmicas também desenvolveram oficinas lúdicas e distribuíram materiais informativos.

A criança abusada sexualmente apresenta sinais, principalmente, no comportamento e que podem variar de indivíduo para indivíduo. Elas podem ficar mais agressivas, mais tímidas ou mais hiperativas; passam a ter pesadelos; apresentam ansiedade e medos inexplicáveis. Os prejuízos que o abuso sexual acarreta para o desenvolvimento são graves: a confiança fica abalada; a vítima passa a apresentar baixa autoestima; dificuldades nas relações interpessoais, afetivas e, futuramente, nas relações amorosas.

Dia 18 de Maio

O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal número 9.970 de 2000, em memória da menina Araceli. A menina, de apenas 8 anos de idade, foi cruelmente assassinada, após ter sido estuprada, em Vitória (ES).

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.