Curso de Psicologia participa de ação de combate à exploração infantil
O curso de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho participou sábado, dia 16, do dia Bem-me-quer na Escola Municipal Maria Terezinha. A ação, promovida pelo Fórum Municipal pelo Fim da Violência e Exploração de Crianças e Adolescentes, marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil, lembrado no dia 18 de maio. Durante […]
Publicado em 19/05/2015
Por Unoesc
O curso de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho participou sábado, dia 16, do dia Bem-me-quer na Escola Municipal Maria Terezinha. A ação, promovida pelo Fórum Municipal pelo Fim da Violência e Exploração de Crianças e Adolescentes, marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil, lembrado no dia 18 de maio.
Durante toda a tarde, foram oferecidas diversas atividades esportivas, culturais, de lazer e saúde. De acordo com o coordenador do curso, professor Álvaro Cielo Mahl, as acadêmicas participaram com a Tenda do Anjo.
— O projeto desenvolve estratégias de prevenção à violência contra crianças do município de Pinhalzinho. Além disso, identifica, acolhe, atende, cuida e protege crianças em situação de violência — salienta o professor, lembrando que o projeto é desenvolvido, desde o início do ano, nos Centros de Educação Infantil. As acadêmicas também desenvolveram oficinas lúdicas e distribuíram materiais informativos.
A criança abusada sexualmente apresenta sinais, principalmente, no comportamento e que podem variar de indivíduo para indivíduo. Elas podem ficar mais agressivas, mais tímidas ou mais hiperativas; passam a ter pesadelos; apresentam ansiedade e medos inexplicáveis. Os prejuízos que o abuso sexual acarreta para o desenvolvimento são graves: a confiança fica abalada; a vítima passa a apresentar baixa autoestima; dificuldades nas relações interpessoais, afetivas e, futuramente, nas relações amorosas.
Dia 18 de Maio
O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal número 9.970 de 2000, em memória da menina Araceli. A menina, de apenas 8 anos de idade, foi cruelmente assassinada, após ter sido estuprada, em Vitória (ES).