Curso de Psicologia promove 9º Ciclo de Debates
O curso de Psicologia da Unoesc Videira realizou, na última terça-feira, 02 de junho, seu 9º Ciclo de Debates, com a temática “Psicologia & Educação: a dimensão psicológica no processo educativo em período de distanciamento social”. O encontro, adaptado ao modelo virtual, foi mediado pela profa. Ma. Fabiana Piccoli D’Agostini, psicóloga e doutoranda em Psicologia Clínica, […]
Publicado em 08/06/2020
Por Unoesc
O curso de Psicologia da Unoesc Videira realizou, na última terça-feira, 02 de junho, seu 9º Ciclo de Debates, com a temática “Psicologia & Educação: a dimensão psicológica no processo educativo em período de distanciamento social”. O encontro, adaptado ao modelo virtual, foi mediado pela profa. Ma. Fabiana Piccoli D’Agostini, psicóloga e doutoranda em Psicologia Clínica, reunindo acadêmicos, profissionais e professores.
Participaram como debatedores do evento, o secretário de Educação do município de Videira e docente da Unoesc, prof. Me. Luiz Felipe Torcatto Zanella, a profa. Ma. Vanessa W. Agostini, docente e responsável pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Unoesc Videira, e o prof. Me. Maxemino L. Martinelli, doutorando em Educação e docente do curso de Psicologia da Unoesc Videira.
Gestor da Educação, Luiz Felipe apontou a necessidade do campo psicológico no atendimento tanto aos alunos quanto aos professores, devido principalmente, às adaptações frente aos novos modelos de ensino.
– O contexto da educação global no atual momento, é preocupante, principalmente pensando em como será o processo de retorno à presencialidade. Esta retomada, quando se concretizar, também acarretará alterações psicossociais que impactarão professores, alunos e família, que atualmente assumiu um papel central no processo educativo – avalia o secretário.
Já a professora Vanessa, com ampla formação em orientação dos trabalhos educacionais e metodologias inovadoras, mencionou o desafio da experiência de migração do processo presencial para a virtualização, no contexto dos docentes. Embora a capacitação de metodologias para as aulas on-line já estivesse ocorrendo anteriormente, o isolamento social decorrente da pandemia, obrigou a transição, exigindo flexibilidade e adaptação urgente de todos os docentes, não somente dos que já trabalhavam com cursos a distância.
– A construção e distribuição de materiais aos professores, bem como o atendimento constante às dificuldades, dúvidas e angústias destes docentes foi uma tarefa cuidadosa e ininterrupta, durante o processo de adaptação. Os resultados foram positivos, progressivamente habituando-se ao modelo virtualizado. Porém, a atenção à saúde mental destes profissionais será tarefa fundamental, principalmente, no retorno à presencialidade, pois a carga de trabalho foi significativamente aumentada, com muitos docentes no limite de suas capacidades – reflete Vanessa.
O psicólogo Maxemino Martinelli, ao avaliar a Educação e a Psicologia no processo educativo, reiterou a necessidade de olhar este novo modelo de tecnologias digitais, havendo a necessidade de refletir este modelo e suas novas configurações, tanto na dinâmica social quanto na própria constituição do sujeito, em intersecção dos processos educativos.
Para o professor Adriano Schlösser, coordenador do curso de Psicologia da Unoesc Videira, abordar periodicamente temas que levem a repensar práticas a fim de entender o presente para planejar o futuro, sempre é salutar.
— O curso de Psicologia realiza semestralmente o Ciclo de Debates, trazendo temas de natureza psicossocial, para serem debatidos com profissionais de múltiplas áreas.
Mateus de Oliveira, psicólogo recém-formado do curso, que participou do encontro, parabenizou o evento:
– O nível de debate foi magnífico, abrindo margem de discussão tanto de fenômenos psicológicos quanto dos impactos no âmbito da gestão da educação. Que outros eventos venham—, finalizou o profissional.