Curso de Psicologia promove atividades de psicoeducação no CAPS de Videira
Acadêmicos do 4º ano do curso de Psicologia estão conduzindo, ao longo do segundo semestre de 2022, atividades de psicoeducação com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no município de Videira. Nas ações conduzidas pelos acadêmicos, estão a arteterapia, dinâmicas de grupo, atividades de psicomotricidade e demais propostas de intervenção nos grupos terapêuticos […]
Publicado em 25/08/2022
Por Unoesc
Acadêmicos do 4º ano do curso de Psicologia estão conduzindo, ao longo do segundo semestre de 2022, atividades de psicoeducação com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no município de Videira. Nas ações conduzidas pelos acadêmicos, estão a arteterapia, dinâmicas de grupo, atividades de psicomotricidade e demais propostas de intervenção nos grupos terapêuticos oferecidos pelo CAPS de Videira, sob supervisão de professores da Universidade e da responsável pelo CAPS do município, psicóloga Adriana Felicetti.
Os Centros de Atenção Psicossociais são serviços de atenção diária em saúde mental, de caráter substitutivo ao hospital psiquiátrico, tendo a responsabilidade de atender as pessoas com transtornos mentais severos e persistentes.
De acordo com a professora Fabiana Piccoli D´Agostini, responsável pelo desenvolvimento das atividades, as oficinas terapêuticas em que a arteterapia e a psicomotricidade estão inseridas têm sido consideradas como um instrumento de grande importância para os pacientes atendidos.
— São modalidades psicoterapêuticas que valorizam a capacidade de produção individual ou coletiva dos usuários, levando-os a reconhecer o seu lugar na sociedade e na comunidade. Isso fortalece os vínculos e, como consequência direta, a saúde mental das pessoas atendidas — comentou Fabiana.
Para o coordenador do curso de Psicologia, Dr. Adriano Schlosser, essas atividades de colaboração contínua da Universidade com os dispositivos públicos fortalecem os serviços, sendo que os maiores beneficiados são pessoas da comunidade.