Curso de Psicologia realiza ação social em hospital de Videira
Os acadêmicos do curso de Psicologia da Unoesc Videira desenvolveram mais uma ação social. Dessa vez, foi no Hospital Salvatoriano Divino Salvador (HSDS), em parceria com a “Turma da Alegria Toda Hora”, oportunidade em que visitaram as pessoas internadas, levando mensagens de esperança, otimismo e cantaram músicas para os pacientes, familiares e funcionários. O ato […]
Publicado em 15/08/2016
Por Unoesc
Os acadêmicos do curso de Psicologia da Unoesc Videira desenvolveram mais uma ação social. Dessa vez, foi no Hospital Salvatoriano Divino Salvador (HSDS), em parceria com a “Turma da Alegria Toda Hora”, oportunidade em que visitaram as pessoas internadas, levando mensagens de esperança, otimismo e cantaram músicas para os pacientes, familiares e funcionários. O ato inicial aconteceu no dia 6 de agosto.
Essa ação, segundo a professora Taisa Trombeta DeMarco, coordenadora do curso de Psicologia, será permanente, a exemplo de outras atividades já em andamento como na Comunidade Terapêutica São Francisco, APAE e Lar O Bom Samaritano, onde realizam atividades junto aos internos.
Ela explica que essa atividade com a “Turma da Alegria Toda Hora” no HSDS acontece a cada 15 dias, aos sábados à tarde, duas vezes por mês até dezembro, em que os alunos divididos em grupos estarão realizando visitas em mais uma ação voluntária, que contribui com a formação dos futuros profissionais da Psicologia.
PROJETO TURMA DA ALEGRIA TODA HORA
O projeto “Turma da Alegria” justifica-se por ser uma forma de humanizar a estadia dos pacientes internados no Hospital Salvatoriano Divino Salvador do município de Videira. Os voluntários procuram levar momentos de alegria para todos, quer sejam pacientes, familiares ou funcionários da instituição, explica a psicóloga Fernanda Moroso, coordenadora do projeto no HSDS.
— Rir proporciona uma sensação imediata de alívio das tensões, auxilia na diminuição do estresse e ansiedade, abranda dores, produz sensações de bem-estar, diminui a pressão arterial, aumenta a quantidade de oxigênio captada pelos pulmões ao facilitar a saída do gás carbônico e ainda, dá subsídios na memorização — argumentam os voluntários ao trabalharem nesse projeto.
Para participarem do projeto os acadêmicos voluntários seguem as orientações dos profissionais e as normas do HSDS, bem como dos ordenamentos repassados pelo curso de Psicologia da Unoesc Videira. Até o final do ano mais nove etapas estão programadas, sendo duas a cada mês.