Curso operacionaliza testes de inteligência para acadêmicos e professores
O curso de Psicologia da Unoesc Videira realizou, nos dias 21 e 22 de setembro, um curso com o objetivo de operacionalizar testes psicológicos WISC e WASI, que fazem parte das Escalas Wechsler de inteligência. A aula prática foi ministrada pela Psicóloga Kamilla Valler Custódio, da Psicoshop de Florianópolis. Participaram acadêmicos da 8ª fase, além de professores e profissionais […]
Publicado em 26/09/2018
Por Unoesc
O curso de Psicologia da Unoesc Videira realizou, nos dias 21 e 22 de setembro, um curso com o objetivo de operacionalizar testes psicológicos WISC e WASI, que fazem parte das Escalas Wechsler de inteligência. A aula prática foi ministrada pela Psicóloga Kamilla Valler Custódio, da Psicoshop de Florianópolis. Participaram acadêmicos da 8ª fase, além de professores e profissionais da área.
A inteligência é um dos temas mais pesquisados na área da Psicologia e as Escalas Wechsler estão entre as testagens mais utilizadas nas avaliações deste constructo, conforme demonstrou a revisão de literatura brasileira sobre a avaliação da inteligência, que considerou trabalhos publicados entre 2005 e 2014.
As Escalas Wechsler apresentam-se nas versões WISC IV, que abrange crianças e adolescentes, WAIS III que avalia adultos e idosos, e WASI, escala resumida para avaliação de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Ela possibilita a avaliação das capacidades cognitivas nos contextos clínico, psicoeducacional e de pesquisa.
A proposta de realizar um curso sobre duas destas três escalas (WISC e WASI), explica a professora Taisa Trombeta De Marco, coordenadora do curso de Psicologia da Unoesc Videira, mostra relevante importância para a instrumentação dos acadêmicos de Psicologia.
Ela resume que os acadêmicos e demais participantes do curso foram instrumentalizados com dois testes de inteligência de relevância internacional e com abrangência de aplicação entre 6 a 89 anos.
— Esse é um importante diferencial no processo de avaliação psicológica e de desenvolvimento para os alunos e instituição dentro do sistema educacional. Foi muito positivo e produtivo — reiterou a coordenadora.