Página inicial O que acontece Cursos da área de Ciências Agrárias da Unoesc recebem professor e pesquisador Canadense
Graduação International Xanxerê

Cursos da área de Ciências Agrárias da Unoesc recebem professor e pesquisador Canadense

Na segunda quinzena do fevereiro, a Unoesc Xanxerê recepcionou o professor Derek Peak, da University of Saskatchewan (UofS), Saskatoon, Canadá, que é uma das mais importantes daquele país na área das Ciências Agrárias. Ele apresentou pesquisas realizadas por ele, além de relatar as oportunidades de colaboração em pesquisa e intercâmbio de estudantes e professores entre […]


Na segunda quinzena do fevereiro, a Unoesc Xanxerê recepcionou o professor Derek Peak, da University of Saskatchewan (UofS), Saskatoon, Canadá, que é uma das mais importantes daquele país na área das Ciências Agrárias. Ele apresentou pesquisas realizadas por ele, além de relatar as oportunidades de colaboração em pesquisa e intercâmbio de estudantes e professores entre as Universidades, com foco na área das Ciências Agrárias e correlatas.

— A visita ao Brasil foi fantástica. Campinas (SP), Xanxerê e Florianópolis (SC), agora, estão entre meus lugares favoritos do mundo, pois apreciei muito a hospitalidade e a oportunidade que me foi dada de entender estas regiões — afirmou Derek Peak.

Em termos de experiência, visitando os Campi I e II da Unoesc Xanxerê e, também, a Unoesc Xaxim, o professor destacou que há um grande potencial de colaboração entre as duas Universidades, tanto a nível de graduação, como pós-graduação, destacando o curso de mestrado em Sanidade e Produção Animal. Alunos e professores da Unoesc poderiam realizar estágio ou pesquisa na UofS.

— Isso seria fácil de organizar uma vez que nós temos um professor brasileiro em nosso departamento de Ciências Animais e alguns alunos de Mestrado e Graduação da Unoesc Xanxerê já planejam fazer intercâmbio na UofS — afirmou o professor.

Derek Peak disse ainda que ficaria feliz com a possibilidade de auxiliar professores da Unoesc interessados em visitar a UofS para realizar pesquisas, inclusive servindo como orientador de trabalhos na área da Agronomia ou, ainda, colocando professores de Xanxerê em contato com possíveis orientadores.

— Fiquei impressionado especialmente com quatro visitas, sendo uma na fazenda Banhado Verde, de Faxinal dos Guedes, onde estão atuando com práticas realmente avançadas em sistema de plantio direto, manejo integrado de pestes, biodiversidade, cobertura do solo e rotação de culturas para melhorar a saúde do solo. Também a um produtor de leite, uma cooperativa e uma fazenda orgânica que cultiva figos e cana-de-açúcar para produção de cachaça — destacou Derek.

Segundo o professor, essas quatro visitas poderiam facilmente se tornar o núcleo de um curso de campo de Graduação em sistemas agrícolas, onde estudantes Canadenses podem visitar e aprender sobre a agricultura brasileira a fim de comparar os sistemas de produção. Há programas que podem fornecer bolsas de estudos para acadêmicos de ambas as Universidades.

— Do ponto de vista pessoal, a viagem ao Brasil foi uma experiência incrível, envolvendo a cultura, o aprendizado sobre a história dos locais visitados, a alimentação e a ampliação do meu conhecimento — finalizou o professor.

A visita do professor Derek é resultado de contatos realizados pelo professor Cristiano Dela Piccolla, da Unoesc Xanxerê, durante a participação no Pan-American Light Sources for Agriculture 2019: Lighting the Path to Agricultural Innovation (Panamericano de Fontes de Luz para a Agricultura: Iluminando o Caminho para a Inovação na Agricultura). Relembre a notícia. 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.